Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/638
Título : Tráfico de drogas e cárcere: uma revisão sistemática da literatura
Autor : Rodrigues, Lucas Amadeu Lucchi
metadata.dc.contributor: Santiago, Danilo Roberto Pereira
Palabras clave : Tráfico de drogas - Lei de drogas - População carcerária - Políticas públicas
Fecha de publicación : 29-mar-2017
Resumen : O tráfico ilícito de drogas apesar de não ser um tema recente está continuamente em evidência, tendo em vista que assola muitos jovens e adultos desde séculos passados, sendo atualmente considerado o crime responsável pelo maior número de encarcerados no Brasil. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar estudos referentes ao tema tráfico de drogas no Brasil. Como método, realizou-se uma revisão sistemática a partir de uma busca na base de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), para tanto recorreu-se ao procedimento de busca e seleção dos artigos por meio dos descritores “tráfico de drogas”, “lei de drogas”, “drogas e prisões” e “mulheres e tráfico de drogas”, sendo selecionados 09 artigos que possuíam relação direta com o tema. Os estudos analisados destacam os problemas gerados pelo tráfico de drogas que tem cuminado no crescimento contínuo da população carcerária brasileira. Evidenciam, ainda, as questões que influenciaram neste fato, destacando os fracassos das leis repressoras ao longo dos anos, a indefinição trazida pela Lei 11.343/06 quanto à diferenciação entre usuário e traficante, bem como o aumento da pena para o tráfico. Ressaltaram, também, a adesão cada vez maior de mulheres ao tráfico de drogas e a ineficácia das políticas públicas voltadas para a prevenção do tráfico e uso. Por fim, concluiu-se que se fazem necessárias mudanças na atual política, o que, contudo, não significa que se encontrará uma solução para o problema, pois que sua complexidade não permite dizer com objetividade qual seria a forma eficaz para combater o tráfico de drogas. Sendo que a integração da sociedade na elaboração de políticas públicas, um maior investimento na educação, na família e na valorização da pessoa, para transformação psicossocial do indivíduo que adere ao tráfico, contribuirá para redução dos danos e impactos causados pelo tráfico de drogas.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/638
Aparece en las colecciones: Segurança Pública (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE LUCAS AMADEU LUCCHI RODRIGUES.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE LUCAS AMADEU LUCCHI RODRIGUES280.42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.