Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/643
Título : Indicadores de violência contra a criança: análise dos processos de disputa por guarda
Autor : Fernandes, Michele Moreira
metadata.dc.contributor: Ferrão, Erika da Silva
Santiago, Danilo Roberto Pereira
Palabras clave : Vulnerabilidade infantil - Litígio - Risco - Proteção
Fecha de publicación : 9-mar-2016
Resumen : É conhecida a relação entre violência doméstica contra a mulher-mãe e violência contra a criança por seus efeitos negativos no desenvolvimento psicossocial infantil assim como a escassez de pesquisas no Brasil sobre o tema em situação de litígio por disputa de guarda. Nesse sentido, esse projeto de pesquisa pretende caracterizar o perfil e dinâmica parental de genitores em litígio por disputa de guarda infantil quando há violência doméstica contra a mulher comprovada ou presumida. Com o aumento de separações conjugais, dados são levantados sobre o aumento significativo e alarmante na última década sobre mortes infantis, decorrentes de violência e acidentes considerados como evitáveis pelos principais órgãos governamentais ligados à saúde infantil, sendo em sua maioria casos que aconteceram no domicilio das vitimas e o principal agressor faz parte de seu grupo familiar. Pesquisas apontam correlações entre crianças e adolescentes que convivem com famílias violentas, fatores de risco para violência quando adulto. Assim, crianças e adolescentes que são testemunhas de violência contra suas mães cometidas por seus pais, tendem a aumentar a probabilidade de serem violentados na vida adulta. Foram caracterizadas a qualidade da interação entre as partes envolvidas, com identificação de indicadores ligados à violência contra a mulher-mãe a partir da coleta de dados dos processos de litígio por disputa de guarda de crianças entre 0 a 7 anos de idade recebidos para a definição de guarda no Núcleo de Práticas Jurídicas (NUPRAJUR) da Universidade Vila Velha, que presta serviço à comunidade e atende casos de litígio do município de Vila Velha/ES. No total, foram analisados 54 processos da base de dados RR Jurídico do NUPRAJUR, porém, após o critério de exclusão foram utilizados apenas 25 processos. A partir desse estudo, foi possível caracterizar melhor a dinâmica e os potenciais riscos para a criança vítima de conflito familiar e possíveis indícios de violência doméstica para prevenção de violência contra a criança e a mulher.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/643
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE MICHELE MOREIRA FERNANDES.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE MICHELE MOREIRA FERNANDES1.35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.