Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/659
Título: Avaliação de espermatozóides recuperados do epidídimo de cães adultos em diferentes tempos após orquiectomia
Autor(es): Amorim, Ediane Oliveira de
Orientador(es): Leite, Flaviana Lima Guião
Palavras-chave: Conservação - Espermatozóides - Epidídimo - Animais selvagens
Data do documento: 27-Dez-2012
Resumo: Atualmente a conservação de animais selvagens de vida livre é influenciada por diversos fatores. No caso das populações de carnívoros, podemos citar como aspectos que as pressionam de maneira negativa a destruição e fragmentação de seus habitats, e sua caça, assim como a de suas presas, pelo homem. A técnica de coleta de espermatozóides epididimais pode ser a última chance para assegurar a preservação do material genético após lesão ou morte do animal. O objetivo desse estudo foi avaliar a viabilidade dos espermatozóides do epidídimo nas condições climáticas de nosso estado, Espírito Santo, Brasil, simulando a morte de canídeos vítimas de atropelamento nas rodovias do estado. Foram coletados testículos de cães provenientes das campanhas de esterilização organizadas pela equipe do Hospital Veterinário Ricardo Alexandre Rippler da Universidade Vila Velha-ES, bem como os procedimentos eletivos efetuados no mesmo hospital. Foram utilizados 21 cães com idade entre 1 e 10 anos de várias raças, hígidos, não criptorquídicos, totalizando 42 epidídimos, foi realizada a recuperação dos espermatozóides em temperatura ambiente, utilizando o método de fatiamento do epidídimo, por 7 horas, em intervalos de uma hora a 7 horas utilizando 3 cães diferentes em cada hora de intervalo. Como esperado, observou-se um declínio da qualidade espermática com o aumento do tempo pós-orquiectomia. Os espermatozóides colhidos da cauda de epidídimos e mantidos à temperatura ambiente foram considerados viáveis por 7 horas pós-orquiectomia. Motilidade total e motilidade progressiva dos espermatozóides se manteve satisfatória mesmo após 7 horas de intervalo, caracterizando viabilidade espermática aceitável. CONCLUSÕES: Com os resultados obtidos nessa pesquisa, outros projetos podem ser realizados utilizando métodos de análise e técnicas complementares como: avaliar com corante para análise de vitalidade, resfriar um testículo e manter outro em temperatura ambiente e análise morfológica dos espermatozóides, corroborando com resultados anteriores.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/659
Aparece nas coleções:Ciência Animal (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE EDIANE OLIVEIRA DE AMORIM.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE EDIANE OLIVEIRA DE AMORIM425.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.