Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/667
Título: Tipos funcionais e espécies de plantas: abordagens conflitantes ou complementares para avaliação da biodiversidade em ecossistemas tropicais impactados?
Autor(es): Teixeira, Breno Platais Brasil
Orientador(es): Silva, Ary Gomes da
Palavras-chave: Gradsect - Hotspots - Parcelas - Índice de Simpson - Riqueza de espécies
Data do documento: 30-Ago-2013
Resumo: Situadas no litoral tropical da América do Sul a restinga é um ecossistema associado à mata atlântica, e um dos hotspots de biodiversidade mais ameaçados no planeta. Nosso objetivo foi analisar uma área que sofreu impacto de mineração de areia em Guarapari - ES e perguntamos: A diversidade e a riqueza biológica da vegetação arbustiva aberta de restinga do Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), que sofreu impacto da extração de areia e suas adjacências, são distintas considerando tipos funcionais de plantas e/ou táxons? Aplicamos dois métodos distintos na tentativa de definir se estas são abordagens conflitantes ou complementares para avaliação da biodiversidade em ecossistemas tropicais impactados. A primeira (Parcelas) permite definir a distribuição e quantificação das espécies de plantas na área de estudo enquanto a segunda (Gradsects) informa os tipos funcionais (PFT) sem quantificar a ocorrência de cada PFT. Com as duas técnicas foram identificadas 150 espécies de plantas, sendo 53 espécies com o método de parcelas e 147 espécies com o método do Gradsect. Cinquenta espécies foram identificadas por ambas as técnicas. A biodiversidade do fundo da área impactada e de seu talude não apresentam diferenças quantitativas, mas ambas diferem das áreas: adjacente e intermediaria. A região da borda do brejo, distante 350 metros da área impactada apresentou grande diversidade entre os transectos, e portanto um desvio padrão elevado sem diferença quantitativamente da área de mineração e da área preservada. Conclusões: A análise da biodiversidade de uma mesma área através de duas métodos distintas - Parcelas e Transectos - permitiu definir que estas são abordagens complementares e não conflitantes para avaliação de ecossistemas tropicais impactados.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/667
Aparece nas coleções:Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE BRENO PLATAIS BRASIL TEIXEIRA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE BRENO PLATAIS BRASIL TEIXEIRA2.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.