Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/676
Título : Formação das organizações criminosas: macrovisão comparativa na Itália (Cosa Nostra e Camorra) e no Brasil (Primeiro Comando da Capital)
Autor : Moreira, Cyro Eduardo Blatter
metadata.dc.contributor: Herkenhoff, Henrique Geaquinto
Santiago, Danilo Roberto Pereira
Palabras clave : Máfia - PCC - Diferenças estruturais
Fecha de publicación : 1-ago-2016
Resumen : O crime organizado internacional é uma realidade no mundo moderno, afetando a vida de milhões de pessoas, violando leis e convenções, e em última análise, desafiando tanto o tecido social organizado como a própria soberania dos Estados. Na Itália, as organizações criminosas mafiosas alinham-se a essa visão, em particular a Máfia siciliana, conhecida como Cosa Nostra, e a Máfia napolitana, conhecida como Camorra. Atuando em áreas bastante delineadas no Estado italiano, tais organizações atuam fortemente na economia do crime por meio de ações violentas, tais como sequestros, extorsões e tráfico de drogas. No Brasil tal fenômeno, ainda não totalmente estudado, aponta para a formação embrionária de organizações criminosas, particularmente a partir de 1993, quando foi fundado o Primeiro Comando da Capital (PCC), com pontos marcantes em 2001 e 2006. Nesse cenário surge como problema de pesquisa em que medida as características do crime organizado italiano e brasileiro podem ser utilizadas como estratégia para a definição de políticas de segurança pública no Brasil. Estabeleceu-se como objetivo principal estudar e comparar a formação das Máfias italianas Cosa Nostra e Camorra com a organização brasileira Primeiro Comando da Capital, utilizando-se como metodologia a revisão bibliográfica, pesquisa documental e fenomenológica. Como hipótese, na medida em que as características do crime organizado italiano se assemelhem ao brasileiro, o conhecimento desses traços poderá embasar uma estratégia para a definição de políticas de segurança pública. A hipótese foi confirmada, e o conhecimento acumulado no combate às organizações criminosas mafiosas italianas podem servir de base para um planejamento eficaz contra o crime organizado brasileiro, em particular o PCC.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/676
Aparece en las colecciones: Segurança Pública (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE CYRO EDUARDO BLATTER MOREIRA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE CYRO EDUARDO BLATTER MOREIRA7.45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.