Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/689
Título : Resposta humoral e cinética leucocitária de tracajás (Podocnemis unifilis (Troschel, 1848)) inoculadas experimentalmente com Escherichia coli
Autor : Costa, Regina Mamede
metadata.dc.contributor: Lenz, Dominik
Palabras clave : Hemograma - Bioquímica sérica - Eletroforese - Soroaglutinação - Podocnemis unifilis
Fecha de publicación : 18-mar-2011
Resumen : Podocnemis unifilis é um quelônio de grande importância econômica e cultural para as populações da Amazônia. São ameaçados por poluição ambiental e doenças. No entanto, são pouco estudados, principalmente quanto à composição hematológica e resposta humoral a agentes infecciosos, mais especificamente com relação a animais brasileiros e sua relação com aspectos fisiológicos e ambientais. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a resposta humoral e leucocitária induzida pela inoculação experimental por Escherichia coli isolada em tartarugas Podocnemis unifilis criadas em cativeiro. Os indivíduos foram divididos em dois grupos: grupo teste (n=10) e grupo controle (n=10). A infecção experimental no grupo teste foi realizada pela aplicação pela via subcutânea da suspensão de Escherichia coli isolada. Os animais foram submetidos a três exposições, com intervalo de 0, 15 e 28 dias. Para simular condições semelhantes de manejo no grupo controle foi inoculado por via subcutânea com solução do meio de cultura. Amostras de sangue de todos os animais foram coletadas no dia anterior a inoculação das soluções e novas amostras coletadas nos dias 15, 28 e 42 dias nos dois grupos. Foram realizados estudos comparativos de hematologia, bioquímica plasmática, eletroforese de proteínas e prova de soroaglutinação. Com base nos resultados, conclui-se que a inoculação de Escherichia coli não alterou dignificantemente a série de glóbulos vermelhos das tartarugas. No entanto houve discreta anemia macrocítica normocrômica. O leucograma mostrou uma variação nos números, caracterizada por um processo inflamatório reativo à inoculação da substância teste e controle. Para a avaliação da bioquímica plasmática determinou-se a proteína total, albumina, globulina, relação A:G, glicose e eletroforese de proteínas séricas. Os valores obtidos para os dois grupos foram comparados, sendo que a análise estatística revelou diferenças significativas ao nível de 5% para as contagens relativas da relação A:G e glicose. As amostras de soro sanguíneo das tartarugas testadas foram reagentes a Escherichia coli demonstrando a susceptibilidade desses grupos ao agente ao final do experimento e apontando a necessidade de provas sorológicas mais específicas para sua caracterização. Os resultados deste estudo certamente poderão ser usados como indicadores do estado fisiológico e auxílio no diagnóstico de doenças em populações desta espécie em vida livre e cativeiro.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/689
Aparece en las colecciones: Ciência Animal (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE REGINA MAMEDE COSTA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE REGINA MAMEDE COSTA664.96 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.