Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/730
Título: Circulação e disponibilidade de acesso ás armas de fogo: efeitos nos crimes letais no Espirito Santo
Autor(es): Santos, Fabricio Sabaini dos
Orientador(es): Lira, Pablo Silva
Palavras-chave: Apreensões - Armas de fogo - Bonificação - Georreferenciamento - Homicídios - Políticas públicas
Data do documento: Fev-2020
Resumo: No Brasil, a criminalidade letal encontra-se em expansão, ultrapassando a marca total de mais de 60 mil homicídios anuais. O Estado não é efetivo em prover a segurança de seus cidadãos, e, mais que isso, não vem sendo efetivo em proteger vidas. Neste estudo buscamos identificar a possível relação de circulação de armas de fogo ilegais e disponibilidade de armas de fogo legais com os crimes letais no Estado do Espírito Santo. Além disso, analisamos eventuais desdobramentos de políticas públicas de bonificação por apreensão de armas de fogo ilegais ou irregulares sobre a incidência de crimes letais. Estudamos também a possibilidade de aumento de letalidade em um cenário de flexibilização do controle de armas de fogo para a população, analisando a demanda por acesso à arma de fogo no Brasil, apresentando dados estatísticos da quantidade de pedidos realizados em comparativo com a sensação de insegurança causada pelo aumento da criminalidade letal em período determinado. Analisamos, ainda, os locais das apreensões de armas ilegais no Espírito Santo no ano de 2018, trazendo como produtofinal a possibilidade de georreferenciamento das apreensões, de forma tal que possam ser traçadas estratégias para aumentar a efetividade no combate às armas ilegais. Este estudo parte da premissa de que armas legais extraviadas constituem um dos principais fatores criminógenos. Metodologicamente, utilizamos os dados fornecidos pelas instituições de segurança pública, como a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SESP) do Estado doEspírito Santo, Instituto Médico Legal (IML), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da Polícia Federal (PF), como fontes de dados para posterior análise e organização das informações colhidas. Justificamos a presente pesquisa pelo alinhamento com os estudos anteriores, que compõem o nosso arcabouço teórico, bem como pela perspectiva complementar proporcionada pelos dados capixabas. Ademais, o estudo em tela também se justifica em função da incipiente produção acadêmica sobre questão da problemática da letalidade de armas de fogo no cenário local. Uma pesquisa sistematizada realizada no portal de periódicos da Capes corroborou a mencionada produção incipiente. Como resultado preliminar busca-se detalhar os calibres de armas utilizados na prática de crimes letais, o orçamento para gratificação de apreensão de armas ilegais e a relação com os crimes letais, os tipos de arma de fogo apreendidos por tráfico internacional, bem como a idade média das armas apreendidas e sua origem.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/730
Aparece nas coleções:Segurança Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE FABRICIO SABAINI DOS SANTOS.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE FABRICIO SABAINI DOS SANTOS1.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.