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Title: Internet e política: comportamento e opiniões de universitários sobre política na rede
Authors: Aragão, Vanderlea Bigossi
metadata.dc.contributor: Felisbino, Riberti de Almeida
Keywords: Redes sociais - Facebook - Comunicação política - Universitários
Issue Date: 3-Mar-2016
Abstract: O trabalho surge do interesse acerca do cenário atual da comunicação social, marcado pela popularização da Internet e ampliação das redes sociais onlines e os seus reflexos na participação política. O trabalho perpassa pelas teorias acerca da temática Internet e política, buscando compreender as relações que se travavam a partir da constituição das mídias de massa e a formação da opinião pública para entender o contexto atual das novas mídias e a política, com foco nas redes sociais, delimitando a análise para o Facebook, por causa da grande popularidade da Rede na atualidade. Buscaram-se respostas para as seguintes questões: como os usuários de Redes Sociais percebem a utilização e influência do Facebook como espaço de debates e para a obtenção de informação como subsídio para a participação política? Até que ponto as novas tecnologias de comunicação, em destaque o Facebook, tem conseguido produzir novas formas de participação política de universitários? Em que medida o Facebook é utilizado pelos usuários universitários para obter e gerar informação política? Para obter respostas aos questionamentos, foram aplicados 390 questionários, usando como amostra, alunos da Faculdade Pitágoras Unidade Guarapari, já que pelos dados da CPA, Comissão Própria de Avaliação da referida faculdade, o perfil de seus alunos é análogo ao perfil nacional do grupo ao qual a faculdade pertence, Kroton Educacional, o maior conglomerado de Instituição de Ensino Superior do Brasil. Os resultados obtidos revelam a percepção dos usuários universitários com relação a possível contribuição do Facebook enquanto espaço de debates públicos e para obtenção de informação como subsídio para a participação política. Esses usuários, em sua maioria, consideram que o Facebook proporcionou um aumento das discussões sobre política e que as mensagens difundidas na Rede interferem na formação de opinião a respeito dos temas sociais e políticos. Também acreditam que essas mensagens influenciaram na decisão de votos. Os usuários supõem que as mensagens podem pressionar políticos eleitos, porém poucos utilizam a Rede para se comunicar com políticos eleitos e partidos políticos. Verificou-se também que o índice de participação dos usuários em ONGs, associações de bairro, sessão da câmara de vereador, audiências públicas e reuniões de partidos políticos é relativamente baixo, porém uma parte significativa do público pesquisado afirmou ter participado das manifestações sociais invocadas nas redes sociais. Esses dados confirmam as potencialidades e as limitações do Facebook apontadas pela pesquisa bibliográfica realizada. O trabalho conclui que a participação política e as mudanças de posicionamento não dependem exclusivamente da tecnologia e que a Internet é um meio para esse processo e não o fim em si.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/776
Appears in Collections:Sociologia Política (Dissertações)

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