Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/851
Título: Efeitos tóxicos e alterações na expressão gênica induzidos pelo glifosato em Astyanax lacustris (Teleostei: Characidae)
Autor(es): Oliveira, Carla Frechiani de
Orientador(es): Gomes, Adriana Regina Chippari
Palavras-chave: Bioindicador - Biomarcadores - Biomonitoramento - Genotoxicidade - Lambari - Transcriptoma
Data do documento: 27-Ago-2021
Resumo: A agricultura tem utilizado amplamente herbicidas à base de glifosato que podem atingir os corpos d´água principalmente através dos processos de escoamento superficial e induzir efeitos biológicos em organismos não-alvos. Em vista disso, o presente trabalho teve por objetivo analisar os efeitos toxicológicos do glifosato no peixe Astyanax lacustris, por meio de análises de biotransformação oxidativa, de biomarcadores de estresse e genotóxicos, e avaliação das alterações na expressão gênica desses animais, induzidas por esse herbicida. Astyanax lacustris é um peixe onívoro, oportunista, de ampla distribuição geográfica no território brasileiro e tem sido utilizado como bioindicador em estudos de biomonitoramento ambiental. Exemplares de A. lacustris foram expostos a três tratamentos diferentes de glifosato (0,0 mg.L-1 (controle), 0,25 mg.L-1, 0,50 mg.L-1) e a 0,61 μL.L-1 de Roundup Original DI (dose que contém 0,227 mg.L-1 de glifosato). Após 96 h, os animais foram eutanaziados e o sangue retirado para análises genotóxicas através do teste de micronúcleo e do ensaio cometa. Nos tecidos branquiais, foram avaliadas as atividades das enzimas glutationa S-transferase, catalase e superóxido dismutase. A atividade da acetilcolinesterase foi avaliada no cérebro. As amostras de fígado foram destinadas às análises de expressão gênica, com o intuito de identificar os genes diferencialmente expressos no transcriptoma dos lambaris (A. lacustris) expostos e não expostos ao componente. Os resultados dos ensaios genotóxicos e bioquímicos não apresentaram diferenças significativas entre os tratamentos. Apenas a atividade da GST foi reduzida no grupo Roundup quando comparada ao grupo controle e ao grupo exposto à 0,5 mg.L-1. A análise transcriptômica do fígado revelou muitos genes diferencialmente expressos relacionados com doenças humanas, tais como o câncer de pâncreas, câncer colorretal e distúrbios neurodegenerativos. Apesar de ser considerado de baixa toxicidade, o nosso estudo demonstrou que a concentração de 0,5 mg.L-1, permitida em água potável pela legislação brasileira, pode ser tóxica para o Astyanax lacustris e, consequentemente, afetar o ecossistema aquático.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/851
Aparece nas coleções:Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE CARLA FRECHIANI DE OLIVEIRA_PPGEE.pdf
  Until 9999-01-01
DISSERTAÇÃO FINAL DE CARLA FRECHIANI DE OLIVEIRA1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
Termo-de-autorizacao-para-publicacao-PPGEE-DS-MODELO_assinado.pdf
  Until 9999-01-01
TERMO DE AUTORIZAÇÃO - CARLA FRANCHIANI DE OLIVEIRA270.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.