Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/860
Título: Utilização da modelagem de tópicos para a avaliação quantitativa da literatura sobre microplásticos em ambientes aquáticos
Autor(es): Rezende, Jamine Dillem
Orientador(es): Moretti, Marcelo da Silva
Palavras-chave: Microplásticos - Alocação de Dirichler latente - Ecossistemas aquáticos - Revisão de literatura
Data do documento: 31-Ago-2021
Resumo: Os microplásticos (MPs) são considerados o grande poluente do Antropoceno e, por esse motivo, têm se tornado tema de muitas pesquisas nas últimas décadas. As evidências de seus impactos têm sido encontradas nas mais diversas matrizes ambientais, principalmente nos ambientes aquáticos e na biota. Os atributos que fazem com que os plásticos sejam amplamente produzidos e aceitos socialmente, como sua durabilidade e leveza, também contribuem para sua permanência no ambiente. Diante de sua funcionalidade e baixo custo, estes polímeros são considerados uma ameaça aos ecossistemas e ao bem-estar da população humana. Esta dissertação apresenta um exame retrospectivo da literatura para caracterizar o cenário da pesquisa relacionada a MPs em ecossistemas marinhos e de água doce e explorar as interconexões entre os temas de pesquisa. Após uma mineração de texto automatizada, foi realizada uma modelagem de tópicos para rastrear a evolução dos tópicos de pesquisa em artigos revisados por pares sobre MPs em ambientes aquáticos publicados de 2009 até 2020. As interconexões entre esses tópicos foram exploradas e novas linhas de pesquisa identificadas. A análise da literatura revelou que os estudos sobre MPs são muito recentes. A natureza da popularidade dos tópicos encontrados sugeriu que vários tópicos apresentaram tendência de aumento em sua prevalência ao longo do tempo. No entanto, nenhum tópico apresentou alta popularidade e apenas dois tópicos foram considerados “frios”, i.e., apresentaram queda em sua prevalência. Também foi possível constatar que os estudos sobre MPs estão distribuídos em diferentes áreas do conhecimento, as quais que têm contribuído, concomitantemente e de diferentes formas, para a produção científica sobre este tema. Este tipo de análise da literatura se faz cada vez mais necessário para que o conhecimento gerado possa ser útil na busca de soluções para os problemas ambientais enfrentados pela sociedade atual.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/860
Aparece nas coleções:Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE JAMINE DILLEM REZENDE.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE JAMINE DILLEM REZENDE946.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.