Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1019
Title: | Arquitetura e neurociências: a influência da cor da sala de aula nos mecanismos de foco e atenção durante o processo de ensinagem |
Authors: | Santos, Paula Emely Cabral Torres |
metadata.dc.contributor: | Oliveira, Melissa Ramos da Silva |
Keywords: | Transdisciplinaridade - Relação pessoa-ambiente - Rastreamento ocular - Cor - Sala de aula |
Issue Date: | 31-Jul-2023 |
Abstract: | Essa dissertação estuda a relação pessoa-ambiente (RPA), especificamente a relação aluno-sala de aula, para tanto seu recorte buscou compreender o processo de foco e atenção neste espaço, a partir do campo das Neurociências. A escolha da inserção de mais um campo teórico nesta pesquisa da RPA parte da compreensão de que estes mecanismos cerebrais contribuem à aprendizagem e o seu uso adequado pode: otimizar as práticas de ensino (CONSEZA; GUERRA, 2011); melhorar a preparação de quem ensina; e ajudar a facilitar os processos de quem aprende independentemente da idade (MORA, 2013). Desta forma, acredita-se que a arquitetura também pode contribuir para este processo, pois parte-se do pressuposto que determinadas configurações ambientais podem facilitar, permitir ou até mesmo acionar os recursos neuropsicofisiológicos (SILVEIRA; FELIPPE, 2019). Assim, compreende-se que o projeto de ambientes de ensino, como a sala de aula, pode explorar potenciais que vão além da funcionalidade e do uso, podendo materializar as necessidades físicas e mentais dos usuários (FARIA, 2018). Deste modo, o objetivo deste trabalho é compreender como a cor, um dos elementos visuais do espaço arquitetônico da sala de aula, impacta na promoção do foco e da atenção durante o processo de ensinagem. Esta pesquisa se justifica a partir da necessidade de se aprofundar a compreensão sobre o impacto dos espaços construídos no comportamento humano. A metodologia utilizada para tal objetivo abarcou a abordagem multimétodos, a partir de uma pesquisa de natureza aplicada, explicativa e experimental, com abordagem qualitativa. Para tanto, este estudo foi desenvolvido a partir de quatro etapas: revisão bibliográfica; pesquisa de campo; pesquisa experimental; e análise e interpretação dos resultados. Os resultados alcançados indicaram que a cor da sala de aula se apresenta enquanto um dos componentes essenciais aos estímulos dos mecanismos de foco e atenção dos estudantes do ensino superior; além disso, os voluntários que possuíam algum conhecimento prévio sobre a influência da cor na arquitetura, apresentaram percepções mais pormenorizadas sobre o impacto destas sobre eles, quando comparados aos que não haviam estudado o elemento cor em sua formação. |
URI: | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1019 |
Appears in Collections: | Dissertação de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL DE PAULA EMELY CABRAL TORRES SANTOS.pdf | DISSERTAÇÃO FINAL DE PAULA EMELY CABRAL TORRES SANTOS | 19.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.