Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1039
Título: Protocolo para classificação de danos em embriões de ouriço-do-mar da epévie Echinometra lucunter expostos ao sulfato de zinco (ZnSO4)
Autor(es): Lopes, Bárbara Martins
Orientador(es): Srbek-Araujo, Ana Carolina
Palavras-chave: Ciências Biológicas - Bioensaio - Carta-controle - Echinoidea - Ecotoxicologia - Embriologia
Data do documento: 28-Nov-2022
Resumo: No Brasil, a norma ABNT 15350/2006 estabelece parâmetros para avaliação dos efeitos tóxicos que determinado contaminante pode causar nos gametas e embriões de ouriço-do mar da espécie Echinometra lucunter. Ela apresenta uma carta-controle com cinco concentrações de Sulfato de Zinco (ZnSO4) que devem ser testadas junto com o contaminante em estudo, sendo aplicável a amostras de água marinha, estuarina e intersticial. O procedimento foi normatizado utilizando-se E. lucunter por ser um modelo biológico robusto e sensível para avaliar efeitos tóxicos de contaminantes ambientais. Contudo, a norma e a carta-controle oferecem apenas a classificação dos danos, sem detalhar as alterações observadas. O presente estudo objetivou determinar e descrever os danos causados ao desenvolvimento embrionário do ouriço-do-mar quando exposto a diferentes concentrações de ZnSO4. Para isso, indivíduos de E. lucunter foram coletados em formação rochosa para extração de gametas e posterior fecundação. Os embriões foram expostos a seis tratamentos (concentração do contaminante: 0,00, 0,06, 0,13, 0,19, 0,25 e 0,50 mg/L) e o teste foi realizado em quintuplicatas para as concentrações testadas. Conforme esperado, o contaminante apresentou alto potencial tóxico no desenvolvimento embrio-larval, com redução do desenvolvimento das larvas pluteus à medida que a concentração de ZnSO4aumentou. Diferentemente dos trabalhos anteriores, foi obtido detalhamento das alterações observadas a cada concentração, sinalizando um avanço na descrição das classes e intensidade de danos causados ao desenvolvimento embrionário de E. lucunter. À vista disso, o presente estudo fornece elementos para melhor suporte à avaliação dos efeitos do ZnSO4 e outros contaminantes tóxicos sobre os organismos.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1039
Aparece nas coleções:Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Bárbara Martins Lopes.pdf788.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.