Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1051
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorSilva, Rafaela Carolina Lopez-
dc.contributorCampos, Thaise Martins-
dc.contributor.authorMagalhães, Betânia Nandolfo-
dc.contributor.authorOrletti, Maria Clara Milli-
dc.date.accessioned2024-05-02T15:59:19Z-
dc.date.available2024-05-02T15:59:19Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1051-
dc.description.abstractIntrodução: A audição é extremamente importante para a aquisição da linguagem oral/fala; assim, as experiências auditivas constituem-se como condição indispensável para aquisição e desenvolvimento de fala e linguagem. Objetivo: Realizar a triagem audiológica em crianças e adolescentes de uma Escola Pública de Vila Velha - ES, salientando sobre a importância da avaliação audiológica e a atuação do Fonoaudiológo. Metodologia: Estudo descritivo transversal prospectivo, realizado em uma escola pública do município de Vila Velha-ES nos turnos matutino e vespertino, participaram 52 alunos de ambos os sexos, cursando do 6º ao 9º ano. Todos foram submetidos a uma breve anamnese audiológica, realizado meatoscopia e imitanciometria. Os dados foram submetidos a análise descritiva. Resultados: A análise dos dados mostrou dos 52 alunos avaliados, 15 alunos apresentaram algum tipo de queixa auditiva, 48 alunos apresentaram curva timpanométrica do tipo A bilateral, apenas um aluno obteve curva timpanométrica tipo B bilateral e três alunos com curva timpanométrica do tipo Ar, sendo um aluno unilateralmente e dois alunos bilateralmente. Quatro participantes apresentaram reflexos estapedianos ausentes bilateralmente na frequência de 500Hz, três mostraram reflexos estapedianos ausentes bilateralmente na frequência de 4000Hz e cinco escolares apresentaram ausência dos reflexos em todas as frequências bilateralmente, 69,23% dos alunos da amostra apresentaram curva timpanométrica esperada para normalidade e reflexos estapedianos presentes, passando na avaliação com imitanciômetro. Conclusão: Houve um número significativo de curvas timpanométricas não esperadas para normalidade e reflexos estapedianos ausentes em alguma das frequências, o que representa falha nos alunos pesquisados. Espera-se que a pesquisa contribua para o entendimento dos gestores sobre a importância da avaliação audiológica e do fonoaudiólogo nas escolas, propiciando melhor qualidade de vida aos acadêmicos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectTriagem auditivapt_BR
dc.subjectImitânciometriapt_BR
dc.subjectEscolarespt_BR
dc.subjectCurva timpanométricapt_BR
dc.subjectReflexos estapedianospt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.titleImpedanciometria como triagem auditiva em escolares do ensino fundamental II em uma escola pública de Vila Velha - ESpt_BR
dc.typeMonographypt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoIntroduction: Audiology is an extensive branch of Phonoaudiology dedicated to study the damages of communication that come from the central abd periferic hearing system. Audiology treats and prevents alterations in the capture, perception and interpretation of sounds heard by people. Objective: execute an audiologic triage in children and teenagers from a public school in vila Velha, Espirito Santo (Brazil). Methodology: the experiment was made by convenience in a public school in Vila Velha in both morning and afternoon school shifts. The participants in this research showed the Consent Letter signed by parents and guardians. They answered a brief audiologic anamnesia, while submitted to a metacopy and imitanciometry. The criteria of inclusion in the research were: having the term of consent signed by parents or guardians and attend the data colletion day. The criteria for exclusion were: students withn auditory impairment diagnosis of some kind or impossibility to attend the reserach. Results: 52 students from both genders from 6th to 9th grades attended the research. From these 52 evaluated students, 15 showed some degree of hearing loss. 48 students showed bilateral tympanometric curve type A. Only 1 student showed bilateral tympanometric curve type B and 3 students showed tympanometric curve Type Ar. From these 3, 1 was unilateral and 2 bilateral. 4 students showed abesent bilateral estapediano reflexes on 500 Hz frequency. 3 showed absent bilateral estapediano reflexes on 400 Hz frequency and 5 students shwoed bilateral absence of reflexes in all frequencies. 69,23% of participants passed the evaluation. Conclusion: there was a significant number or mistakes on the researched participants. It's expected that such research contributes for the understanding of the managers about the relevance of audiology evaluation and of the fonoaudiologist in public schools to help students to have a higher quality of life.pt_BR
Appears in Collections:Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - BETÂNIA - MARIA CLARA.pdfTCC - BETÂNIA NANDOLFO E MARIA CLARA MILLI163.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.