Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1262
Título: Avaliação dos fatores clínicos e farmacoeconômicos da judicialização da enoxaparina sódica nas farmácias cidadãs entre 2020 e 2022
Autor(es): Costa, Elton Carvalho
Orientador(es): Amorim, Girlandia Alexandre Brasil
Palavras-chave: Judicialização - Enoxaparina - Padronização
Data do documento: 29-Fev-2024
Resumo: O acesso a medicamentos desempenha um papel importante no direito à saúde, porém no âmbito da assistência farmacêutica, ainda existem limitações entre o que é a necessidade de um paciente e o que ofertado nas políticas de saúde pública. A judicialização dos cuidados de saúde tem-se mostrado uma saída a fim de garantir o acesso a terapias e medicamentos não disponibilizados no sistema público de saúde. O objetivo do presente estudo foi identificar o perfil dos pacientes que recorreram ao poder judiciário e os motivos que levaram à judicialização para ter acesso ao medicamento Enoxaparina sódica, sendo realizada uma análise de todos os pacientes atendidos por via judicial nas farmácias cidadãs do Estado do Espírito Santo - Brasil, no período de 2020 á 2022. Os resultados demonstraram um perfil de pacientes em sua maioria mulheres, jovens e jovens adultas, originadas na maior parte do sistema de saúde privado. Também foi possível identificar os principais motivos que levaram a judicialização da terapia com a Enoxaparina Sódica.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1262
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DO ELTON CARVALHO COSTA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE ELTON CARVALHO COSTA512.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.