Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1618
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorBlanc, Manuela Vieira-
dc.contributor.authorSchuster, Ana Paula Barboza de Vargas-
dc.date.accessioned2024-10-02T18:22:25Z-
dc.date.issued2017-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1618-
dc.description.abstractConsiderando o uso das redes sociais digitais pelos jovens usuários de internet que acabam se utilizando dessas redes para se comunicar e interagir com outras pessoas, objetiva-se nesta pesquisa avaliar o uso das redes sociais digitais por jovens estudantes do Ensino Médio e analisar a relação entre esses comportamentos com os processos significativos de socialização, identificando como as redes sociais digitais são usadas como ferramentas de interação social pelos jovens na sociedade contemporânea. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico sobre juventude, identidade, escola, socialização, formas de interação social, novas tecnologias da informação e sobre redes sociais digitais a fim de promover uma análise teórica que serviu de base para a realização de um estudo exploratório dos jovens com idades entre 15 e 17 anos da cidade de Vitória-ES. A atuação no campo da pesquisa se formalizou a partir da realização de entrevistas baseadas num roteiro estruturado com perguntas abertas, que foram dirigidas aos jovens estudantes de escolas públicas e privadas da cidade de Vitória-ES com o propósito de conferir os seus comportamentos nas redes sociais digitais. Estes jovens são caracterizados como Nativos Digitais por terem acesso desde pequenos às tecnologias digitais e ao mundo virtual, passando a ter uma grande facilidade no manuseio dessas novas tecnologias. Já os pais e professores desses jovens são caracterizados como Imigrantes Digitais por terem conhecido as tecnologias digitais já na fase adulta e por isso tiveram que incorporar tardiamente em suas vidas as novas tecnologias e o sistema virtualizado. Assim, o comportamento dos jovens diante do mundo virtual é motivo de preocupação para pais e professores por estes não compreenderem suas atitudes, o que causa um certo estranhamento pelo modo como lidam com as novas tecnologias. Desse modo, observa-se que os jovens analisados usam com bastante frequência as redes sociais digitais para interagir dentro do mundo virtual com outros jovens, o que permite concluir que eles continuam usando as redes sociais digitais para interagir e jogar jogos virtuais, porém eles quase não colocam fotos pessoais, não revelam informações sobre a sua vida pessoal, não expõem suas opiniões e não divulgam a sua rotina diária. A rede social para eles é usada mais como uma rede de contatos para marcar encontros virtuais ou presenciais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectRedes sociais digitaispt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleOs usos e os significados das redes sociais digitais pelos jovens nativos digitais: um estudo exploratório com estudantes de escolas do ensino médio da cidade de Vitória - ESpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoConsidering the use of digital social networks by young internet users who end up using these networks to communicate and interact with other people, this study aims to evaluate the use of digital social networks by young high school students and analyze the relationship between these behaviors with meaningful socialization processes, identifying how digital social networks are used as tools of social interaction by young people in contemporary society. For this purpose, a bibliographic study was carried out on youth, identity, school, socialization, ways of social interaction, new information technologies and digital social networks in order to promote a theoretical analysis that was the basis for an exploratory study of the young people aged 15 to 17 years old from the city of Vitória-ES. The research activity was formalized by conducting interviews based on a structured script with open questions that were directed to the young students of public and private schools of the city of Vitória-ES in order to check their behaviors in digital social networks. These young people are characterized as Digital Natives for having access since childhood to digital technologies and to the virtual world, being very easy for them to handle these new technologies. However, the parents and teachers of these young people are characterized as Digital Immigrants for having known the digital technologies in the adult stage and for that reason they had to incorporate late in their lives the new technologies and the virtualized system. Thus, the behavior of young people in the virtual world is a matter of concern for parents and teachers because they do not understand their attitudes, which causes a certain estrangement for the way they deal with the new technologies. Therefore, it can be observed that the young people analyzed use digital social networks quite often to interact within the virtual world with other young people, which leads to the conclusion that they continue to use digital social networks to interact and play virtual games, but they almost do not post personal photos, do not reveal information about their personal life, do not expose their opinions and do not disclose their daily routine. The social network for them is used more often as a network of contacts to make virtual or face-to-face appointments.pt_BR
dc.description.embargo9999-
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE ANA PAULA BARBOZA DE VARGAS SCHUSTER.pdf
  Until 9998-12-31
DISSERTAÇÃO FINAL DE ANA PAULA BARBOZA DE VARGAS SCHUSTER1.15 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.