Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1618
Título: | Os usos e os significados das redes sociais digitais pelos jovens nativos digitais: um estudo exploratório com estudantes de escolas do ensino médio da cidade de Vitória - ES |
Autor(es): | Schuster, Ana Paula Barboza de Vargas |
Orientador(es): | Blanc, Manuela Vieira |
Palavras-chave: | Jovens - Socialização - Redes sociais digitais - Comportamento - Novas tecnologias |
Data do documento: | 2-Out-2017 |
Resumo: | Considerando o uso das redes sociais digitais pelos jovens usuários de internet que acabam se utilizando dessas redes para se comunicar e interagir com outras pessoas, objetiva-se nesta pesquisa avaliar o uso das redes sociais digitais por jovens estudantes do Ensino Médio e analisar a relação entre esses comportamentos com os processos significativos de socialização, identificando como as redes sociais digitais são usadas como ferramentas de interação social pelos jovens na sociedade contemporânea. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico sobre juventude, identidade, escola, socialização, formas de interação social, novas tecnologias da informação e sobre redes sociais digitais a fim de promover uma análise teórica que serviu de base para a realização de um estudo exploratório dos jovens com idades entre 15 e 17 anos da cidade de Vitória-ES. A atuação no campo da pesquisa se formalizou a partir da realização de entrevistas baseadas num roteiro estruturado com perguntas abertas, que foram dirigidas aos jovens estudantes de escolas públicas e privadas da cidade de Vitória-ES com o propósito de conferir os seus comportamentos nas redes sociais digitais. Estes jovens são caracterizados como Nativos Digitais por terem acesso desde pequenos às tecnologias digitais e ao mundo virtual, passando a ter uma grande facilidade no manuseio dessas novas tecnologias. Já os pais e professores desses jovens são caracterizados como Imigrantes Digitais por terem conhecido as tecnologias digitais já na fase adulta e por isso tiveram que incorporar tardiamente em suas vidas as novas tecnologias e o sistema virtualizado. Assim, o comportamento dos jovens diante do mundo virtual é motivo de preocupação para pais e professores por estes não compreenderem suas atitudes, o que causa um certo estranhamento pelo modo como lidam com as novas tecnologias. Desse modo, observa-se que os jovens analisados usam com bastante frequência as redes sociais digitais para interagir dentro do mundo virtual com outros jovens, o que permite concluir que eles continuam usando as redes sociais digitais para interagir e jogar jogos virtuais, porém eles quase não colocam fotos pessoais, não revelam informações sobre a sua vida pessoal, não expõem suas opiniões e não divulgam a sua rotina diária. A rede social para eles é usada mais como uma rede de contatos para marcar encontros virtuais ou presenciais. |
URI: | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1618 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL DE ANA PAULA BARBOZA DE VARGAS SCHUSTER.pdf Until 9998-12-31 | DISSERTAÇÃO FINAL DE ANA PAULA BARBOZA DE VARGAS SCHUSTER | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.