Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1681
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorDa Silva Rosa, Teresa Cristina-
dc.contributor.authorSouza, Ricardo Matos de-
dc.date.accessioned2024-10-07T14:41:02Z-
dc.date.issued2015-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1681-
dc.description.abstractCom o objetivo de mostrar como se deu a ocupação urbana junto com os fatores determinantes para a construção de áreas de risco, este trabalho descreve o uso do solo urbano no Brasil para explicar como foi ocorrido na Região Metropolitana da Grande Vitória,cuja ocupação foi sendo o o realizada pelas camadas mais baixas da sociedade, o que foi determinante para a construção das áreas de risco. Faz uma breve caracterização do conceito de risco e de desastre, para posteriormente analisar a questão da cidadania e educação ambiental com base na literatura da área. Contextualiza de modo geral os problemas ambientais que estão postos no século XXI, justificando como eles foram desencadeados a partir do processo de desenvolvimento adotado na maioria das sociedades. Apresenta ainda como foi idealizado o Projeto Terra Mais Igual, o qual tem o viés de reinserir os moradores das áreas de risco em outros ambientes. A partir da atuação deste projeto, observar o processo de construção da educação e cidadania ambiental.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOcupação do solo urbano e áreas de riscopt_BR
dc.subjectEducação e cidadania ambientalpt_BR
dc.subjectRisco associado a desastrept_BR
dc.subjectProjeto Terra Mais Igualpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleEducação ambiental e cidadania em áreas de risco de deslizamento: o caso do Alto Tabuazeiro (Vitória, Espírito Santo)pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoIn order to show how was the urban occupation along with the determining factors for the construction of risk areas, this paper describes the use of urban land in Brazil to explain as occurred in the metropolitan área of Greater Victoria, whose occupation was being held by the lower strata of society, which was crucial to the construction of risk areas. A brief characterization of the concept of risk and disaster, to further examine the issue of citizenship and environmental education based on the literature. Generally contextualizes the environmental problems that are set in thet wenty-first century, explaining how they were triggered from the development process adopted in most societies. It also presentes how the Earth was conceived design More Equal, which has the bias reinserting the in habitants of risk areas in other environments. From the performance of this project, observe the construction process of environmental education and citizenship.pt_BR
dc.description.embargo9999-
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE RICARDO MATOS DE SOUZA 2015.pdf
  Until 9998-12-31
DISSERTAÇÃO FINAL DE RICARDO MATOS DE SOUZA3.3 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.