Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1681
Título : | Educação ambiental e cidadania em áreas de risco de deslizamento: o caso do Alto Tabuazeiro (Vitória, Espírito Santo) |
Autor : | Souza, Ricardo Matos de |
metadata.dc.contributor: | Da Silva Rosa, Teresa Cristina |
Palabras clave : | Ocupação do solo urbano e áreas de risco - Educação e cidadania ambiental - Risco associado a desastre - Projeto Terra Mais Igual |
Fecha de publicación : | 13-mar-2015 |
Resumen : | Com o objetivo de mostrar como se deu a ocupação urbana junto com os fatores determinantes para a construção de áreas de risco, este trabalho descreve o uso do solo urbano no Brasil para explicar como foi ocorrido na Região Metropolitana da Grande Vitória,cuja ocupação foi sendo o o realizada pelas camadas mais baixas da sociedade, o que foi determinante para a construção das áreas de risco. Faz uma breve caracterização do conceito de risco e de desastre, para posteriormente analisar a questão da cidadania e educação ambiental com base na literatura da área. Contextualiza de modo geral os problemas ambientais que estão postos no século XXI, justificando como eles foram desencadeados a partir do processo de desenvolvimento adotado na maioria das sociedades. Apresenta ainda como foi idealizado o Projeto Terra Mais Igual, o qual tem o viés de reinserir os moradores das áreas de risco em outros ambientes. A partir da atuação deste projeto, observar o processo de construção da educação e cidadania ambiental. |
URI : | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1681 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação de Mestrado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL DE RICARDO MATOS DE SOUZA 2015.pdf Until 9998-12-31 | DISSERTAÇÃO FINAL DE RICARDO MATOS DE SOUZA | 3.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.