Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1796
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorAzevedo, Márcio Faria de-
dc.contributor.authorCypriano, Letícia Taffner Athaide-
dc.date.accessioned2025-02-10T14:56:58Z-
dc.date.available2025-02-10T14:56:58Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1796-
dc.description.abstractA atividade física se faz presente na realidade do homem desde o princípio, a partir de suas necessidades cotidianas .Na pré-história, induzidos pelo nomadismo, ocorriam constantes migrações dos primatas em busca de moradia fazendo com que os mesmos realizassem longas caminhadas, nas quais saltavam, corriam, nadavam e lutavam. Para tanto, esta pesquisa busca responder: quais os impactos dos projetos esportivos nas vidas de crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social? Cujos objetivos são, compreender de que maneira o esporte pode fomentar a vida de crianças e adolescentes de uma forma integral, levando em consideração aspectos físicos, psíquicos e sociais. Este estudo se organiza de maneira metodológica em apenas uma fase, sendo esta uma revisão da literatura, proveniente de pesquisas e trabalhos já existentes acerca da temática específica, para isto, utilizou-se bem como corpus documental 45 artigos. Com isso, os resultados apresentados neste estudo, constataram a eficácia dos projetos esportivos sociais e sua relevância na vida das crianças e adolescentes que participam desses espaços. Especificamente é possível sinalizar que essas aprendizagens estão ancoradas em princípios do referencial socioeducativo, no qual o esporte se faz uma ferramenta competente, fomentando valores e princípios desses cidadãos, sendo capaz de promover integração entre as comunidades vulneráveis e a cidadania, além de desenvolver o senso de cooperação, responsabilidade e interação entre os participantes.No aspecto técnico-tático, os participantes têm a oportunidade de aprender as estruturas operacionais bem como as variáveis motoras próprias da modalidade esportiva na qual estão inseridos. Já no referencial histórico-cultural os alunos têm a chance de conhecer sobre a modalidade escolhida, suas regras, história e como ela se aplica. Por fim, é preciso sinalizar a necessidade de desenvolvimento de mais estudos que se dediquem a identificar aprendizagens a médio e longo prazo entre participantes desses projetos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectProjetos esportivos sociaispt_BR
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleImpactos dos projetos esportivos sociais na vida de crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade socialpt_BR
dc.typeMonographypt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoPhysical activity has been present in human reality since the beginning, based on their daily needs. In prehistoric times, induced by nomadism, primates constantly migrated in search of housing, causing them to undertake long walks, during which they jumped, ran, swam and fought. To this end, this research seeks to answer: what are the impacts of sports projects on the lives of children and adolescents in a state of social vulnerability? The objectives are to understand how sports can promote the lives of children and adolescents in an integral way, taking into account physical, psychological and social aspects. This study is methodologically organized in only one phase, which is a review of the literature, from research and existing works on the specific theme. For this, 45 articles were used as a documentary corpus. Thus, the results presented in this study confirmed the effectiveness of social sports projects and their relevance in the lives of children and adolescents who participate in these spaces. Specifically, it is possible to indicate that these learnings are anchored in principles of the socio-educational framework, in which sport is a competent tool, fostering values and principles of these citizens, being able to promote integration between vulnerable communities and citizenship, in addition to developing a sense of cooperation, responsibility and interaction among participants. In the technical-tactical aspect, participants have the opportunity to learn the operational structures as well as the driving variables specific to the sport modality in which they are inserted. In the historical-cultural framework, students have the chance to learn about the chosen modality, its rules, history and how it is applied. Finally, it is necessary to indicate the need for further studies dedicated to identifying medium and long-term learning among participants of these projects.pt_BR
Appears in Collections:Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC LETÍCIA TAFFNER ATHAIDE CYPRIANO.pdfTCC LETÍCIA TAFFNER ATHAIDE CYPRIANO186.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.