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Title: Impactos dos projetos esportivos sociais na vida de crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social
Authors: Cypriano, Letícia Taffner Athaide
metadata.dc.contributor: Azevedo, Márcio Faria de
Keywords: Educação Física - Projetos esportivos sociais - Esportes - Vulnerabilidade social
Issue Date: 3-Dec-2024
Abstract: A atividade física se faz presente na realidade do homem desde o princípio, a partir de suas necessidades cotidianas .Na pré-história, induzidos pelo nomadismo, ocorriam constantes migrações dos primatas em busca de moradia fazendo com que os mesmos realizassem longas caminhadas, nas quais saltavam, corriam, nadavam e lutavam. Para tanto, esta pesquisa busca responder: quais os impactos dos projetos esportivos nas vidas de crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social? Cujos objetivos são, compreender de que maneira o esporte pode fomentar a vida de crianças e adolescentes de uma forma integral, levando em consideração aspectos físicos, psíquicos e sociais. Este estudo se organiza de maneira metodológica em apenas uma fase, sendo esta uma revisão da literatura, proveniente de pesquisas e trabalhos já existentes acerca da temática específica, para isto, utilizou-se bem como corpus documental 45 artigos. Com isso, os resultados apresentados neste estudo, constataram a eficácia dos projetos esportivos sociais e sua relevância na vida das crianças e adolescentes que participam desses espaços. Especificamente é possível sinalizar que essas aprendizagens estão ancoradas em princípios do referencial socioeducativo, no qual o esporte se faz uma ferramenta competente, fomentando valores e princípios desses cidadãos, sendo capaz de promover integração entre as comunidades vulneráveis e a cidadania, além de desenvolver o senso de cooperação, responsabilidade e interação entre os participantes.No aspecto técnico-tático, os participantes têm a oportunidade de aprender as estruturas operacionais bem como as variáveis motoras próprias da modalidade esportiva na qual estão inseridos. Já no referencial histórico-cultural os alunos têm a chance de conhecer sobre a modalidade escolhida, suas regras, história e como ela se aplica. Por fim, é preciso sinalizar a necessidade de desenvolvimento de mais estudos que se dediquem a identificar aprendizagens a médio e longo prazo entre participantes desses projetos.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1796
Appears in Collections:Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde

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