Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/179
Título: Identificação da presença de cálcio em material inorgânico isolado de folhas da Alpinia purpurata (VIEILL) K. SCHUM e avaliação do seu efeito hipotensor, citotoxicidade e mutagenicidade
Autor(es): Silva, Alessandra Tesch da
Orientador(es): Andrade, Tadeu Uggere de
Palavras-chave: Cálcio - Alpinia purpurata - Hipotensão - Hipertensão - Osteoporose
Data do documento: 23-Mar-2012
Resumo: OBJETIVOS: Investigar e identificar a presença de cálcio na droga vegetal, no extrato e em material inorgânico isolado de folhas da planta Alpinia purpurata (Vieill) K. Schum (MIAP); avaliar os efeitos hipotensor, citotóxico e mutagênico do MIAP. MÉTODOS: Extrato etanólico seco foi preparado com folhas de A. purpurata por meio de secagem em estufa ventilada, seguido de moagem em moinho de facas e, depois, de maceração seriada, com etanol em banho de ultrasson. O solvente foi removido em evaporador rotatório, obtendo-se resíduo esverdeado que foi mantido em estufa para completa eliminação do solvente, sendo denominado extrato etanólico da A. purpurata (EEAP). O extrato foi solubilizado em água, seguido de partição em butanol. A fração aquosa foi evaporada e ressuspensa em metanol. O sólido que precipitou na fração metanólica foi solubilizado em água formando a fração aquosa. Da fração butanólica foi isolado por precipitação um material inorgânico. Análise por indução de plasma acoplado para detecção dos metais presentes e análise por infravermelho foram efetuadas. O efeito hipotensor do MIAP foi quantificado in vivo usando animais fêmeas normotensos (Wistar Kyoto - WKY) e hipertensos (SHR) (MIAP, 0,01 – 100 mg.Kg-1), acetilcolina (ACh) como controle positivo (5 μg.Kg-1, i.v.). A avaliação vasodilatadora do MIAP foi realizada após o bloqueio ganglionar completo dos animais, que foi realizado com a administração de hexametônio (30 mg.kg-1, i.v.), e L-NAME (NG-nitro-l-arginine methyl ester hydrochloride) (10 mg.kg-1; i.v.). O efeito mutagênico e citotóxico foi realizado empregando-se ensaio do micronúcleo. RESULTADOS: O material inorgânico isolado das folhas da A. purpurata apresentou uma composição majoritária de fosfato de cálcio (137,76 ± 4,08 μg.mg-1 de Ca). O material inorgânico apresentou efeito hipotensor agudo, tanto em animais normo como em hipertensos, provavelmente devido a uma ação vasodilatadora que foi mediada, parcialmente, pela via do óxido nítrico (NO). Não foi observado efeito citotóxico e mutagênico do material inorgânico (10 mg.Kg-1) e do extrato de A. purpurata (100mg.Kg-1). CONCLUSÃO: O material inorgânico isolado de folhas de A. purpurata é constituído majoritariamente de cálcio e foi capaz de induzir redução de pressão arterial, demonstrando o potencial desta planta para uso medicinal com segurança citotóxica e mutagênica.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/179
Aparece nas coleções:Ciências Farmacêuticas (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE ALESSANDRA TESCH DA SILVA.pdf
  Until 9998-12-31
DISSERTAÇÃO FINAL DE ALESSANDRA TESCH DA SILVA587.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.