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dc.contributorBortolaia, Ana Paula-
dc.contributorLemos, Valéria Rosseto-
dc.contributor.authorMendes, Maria Lúcia Albertino-
dc.date.accessioned2025-04-23T17:09:52Z-
dc.date.available2025-04-23T17:09:52Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1954-
dc.description.abstractIntrodução: Os primeiros anos de vida de uma criança são marcados por complexos processos de crescimento e desenvolvimento de todo o corpo, destacando a melhora dos movimentos autônomos e voluntários, existentes nas posturas e nas habilidades psicomotoras. Objetivo: o objetivo desse trabalho foi identificar na literatura científica a importância das atividades lúdicas na reabilitação pediátrica em pacientes com idade de 0 a 12 anos e identificar os seus benefícios. Métodos: Trata-se de um estudo em formato de revisão bibliográfica, utilizando como base de dados as plataformas eletrônicas PUBMED, LILACS, PEDRO, SCIELO DeCS/MeSH. Foram utilizados: combinados entre si. Reabilitação pediátrica (“Pediatric rehabilitation”), Desenvolvimento motor (“ Motor development”), atividades lúdicas (“ Play activities”) com data de publicação entre 2019 a 2024 de língua inglesa. Discussão: Inserir o brincar nas sessões de fisioterapia tem mostrado ser bastante eficaz, aumentando então o interesse das crianças no tratamento onde pode se observar uma melhora mais rápida. Além disso, essas atividades ajudam a reduzir o estresse e deixam o ambiente de tratamento mais agradável. Conclusão: As revisões de diversos estudos indicaram que essas atividades lúdicas não só ajudam fisicamente, mas também são boas para o bem-estar emocional e social. Conclui se que a fisioterapia pediátrica deveria ser usada cada vez mais para obter melhores resultados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFisiotrerapiapt_BR
dc.subjectReabilitação pediátricapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.titleAplicabilidade das atividades lúdicas no contexto da reabilitação pediátrica: revisão bibliográficapt_BR
dc.typeMonographypt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoIntroduction: The first years of a child's life are marked by complex processes of growth and development of the entire body, highlighting the improvement of autonomous and voluntary movements, existing in postures and psychomotor skills. Objective: The objective of this study was to identify in the scientific literature the importance of playful activities in pediatric rehabilitation in patients aged 0 to 12 years and to identify their benefits. Methods: This is a study in the format of a bibliographic review, using the electronic platforms PUBMED, LILACS, PEDRO, SCIELO DeCS/MeSH as a database. The following were used in combination: Pediatric rehabilitation, Motor development, Play activities with publication date between 2019 and 2024 in English. Discussion: Inserting play into physical therapy sessions has shown to be quite effective, thus increasing children's interest in treatment, where faster improvement can be observed. Furthermore, these activities help reduce stress and make the treatment environment more pleasant. Conclusion: Reviews of several studies have indicated that these recreational activities not only help physically, but are also good for emotional and social well-being. It is concluded that pediatric physical therapy should be used more and more to obtain better results.pt_BR
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