Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/237
Título: O efeito biológico do extrato de Hibiscus no processo de reparação tecidual de feridas cirurgicamente induzidas em ratos
Autor(es): Davel, Rosiane Pravato
Orientador(es): Scherer, Rodrigo
Palavras-chave: Hibiscus rosa sinensis - Cicatrização - Atividade antioxidante - Teor fenólicos totais
Data do documento: 29-Mar-2012
Resumo: OBJETIVOS: Estudar o efeito cicatrizante, in vivo e a antioxidante, bem como determinar o teor de fenólicos totais, in vitro, do extrato etanólico de flores de Hibiscus rosa sinensis. MÉTODOS: O extrato etanólico de flores de Hibiscus rosa sinensis foi preparado por maceração e incorporado em pomada lanovaselina a 1% e 4%. O teor de fenólicos totais foi determinado por método colorimétrico de Folin-Ciocalteau, utilizando ácido gálico como padrão. A Atividade antioxidante foi determinada pelo método DPPH. As feridas foram confeccionadas no dorso dos animais com um gabarito de 225mm2. Os animais, separados por grupo de tratamento, foram tratados diariamente com solução fisiológica a 0,9% ou pomada placebo ou com as pomadas de Hibiscus rosa sinensis. Nos dias 3, 7, 14, e 21 após a confecção das feridas, fragmentos de pele foram retirados para análise histológica. O estudo foi realizado com ratos da linhagem Wistar. RESULTADOS: Não houve diferença significativa em relação ao tamanho das lesões. A análise histológica mostrou um aumento no número de mastócitos, granulócitos e fibroblastos nos animais tratados com o Hibiscus rosa sinensis em relação aos tratados com placebo. O teor de fenólicos totais é de 76,4mg/g de extrato e a atividade antioxidante é considerada moderada. CONCLUSÃO: Conclui-se que o extrato etanólico de Hibiscus rosa sinensis tem atividade cicatrizante, já que a análise histológica mostra um tecido muito menos edemaciado, fibroblastos em abundancia e um tecido de granulação mais exuberante que o tratado com placebo. Este efeito está provavelmente relacionado à presença de compostos fenólicos e sua atividade antioxidante.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/237
Aparece nas coleções:Ciências Farmacêuticas (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE ROSIANE PRAVATO DAVEL.pdf
  Until 9998-12-31
DISSERTAÇÃO FINAL DE ROSIANE PRAVATO DAVEL1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.