Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/302
Título : Avaliação de fontes de cobre sobre o desempenho de leitões de 24 a 70 dias de idade
Autor : Gurgel, Maritza Pataro Lima
metadata.dc.contributor: Kill, João Luis
Palabras clave : Suíno - Micro mineral - Quelato - Performance - Melhorador de desempenho
Fecha de publicación : 28-feb-2014
Resumen : Uma das fases mais crítica na criação de suínos é o desmame de leitões. No Brasil, o desmame ocorre, em média, com 21 dias de idade, quando as funções fisiológicas desses animais ainda não estão adequadamente desenvolvidas para digestão de vários componentes presentes nas rações. Pesquisas são realizadas em busca de ingredientes que possam ser adicionados às rações a fim de melhorar as características zootécnicas dos animais. O cobre é um mineral adicionado em dietas de leitões recém--desmamados com ação melhoradora de desempenho. As fontes inorgânicas de cobre têm sido as mais utilizadas nas dietas com inclusões elevadas. A utilização de cobre nas formas orgânicas apresenta-se como uma opção na substituição das formas inorgânicas, diminuindo a eliminação no meio ambiente, devido à maior biodisponibilidade. O presente estudo foi realizado para avaliar o efeito de fontes de cobre sobre o desempenho de leitões dos 24 aos 70 dias de idade. Foram utilizados 96 leitões, e os tratamentos foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado, contendo antibióticos melhoradores de desempenho e a inclusão ou não de fonte de cobre. A fase de crescimento foi subdividida em três períodos de: 24-35, 36-49 e 50-70 dias de idade. Houve diferença significativa para a conversão alimentar (p < 0,05) no período de 24 a 35 dias de idade, sendo o melhor valor com a inclusão da fonte de cobre orgânico (Metionina + Cu). Não houve diferença estatística nos períodos de 24-49 e 36-49 dias de idade. Nos períodos de 24-70 e 50-70 dias de idade os animais que receberam ração com a inclusão de cobre obtiveram maior ganho de peso. A inclusão de fonte orgânica de cobre na dieta de leitões de 24 a 70 dias de idade proporcionou melhor desempenho para os animais na fase de creche.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/302
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE MARITZA PATARO LIMA GURGEL.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE MARITZA PATARO LIMA GURGEL595.22 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.