Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/322
Título: Trabalho no cárcere: as engrenagens de uma ''fábrica de mulheres'' no centro prisional feminino de Cariacica/ES
Autor(es): Martins, Mariana Chrystello
Orientador(es): Rosa, Pablo Ornelas
Palavras-chave: Trabalho - Prisão - Fábrica - Mulher - Precarização
Data do documento: 6-Ago-2018
Resumo: A presente pesquisa objetiva realizar uma análise sobre o trabalho prisional realizado no contexto neoliberal por meio de parcerias público-privadas, a partir da realidade laboral vivenciada por mulheres privadas de liberdade que compõem a linha de produção de uma fábrica instalada nas dependências do Centro Prisional Feminino de Cariacica/ES. A análise dos dados obtidos através de pesquisa qualitativa foi elaborada a partir de uma revisão de literatura sobre a historicidade do surgimento das prisões e a instituição do trabalho obrigatório; do atual cenário de encarceramento, tratado a nível nacional e estadual e a sua contextualização com o capitalismo neoliberal; e pelos relatos obtidos na pesquisa de campo, com destaque para a descrição da realidade laboral das internas entrevistadas. O que levam as mulheres encarceradas aderirem ao trabalho e o que de fato elas pensam sobre a atividade laboral que desenvolvem? Respondendo essas e outras perguntas relevantes, o presente estudo pretende contribuir para o entendimento dos atuais contornos do trabalho carcerário desenvolvido no panorama contemporâneo, onde o capitalismo neoliberal instrumentaliza políticas criminais que resultam no encarceramento em massa, tendência de privatizações prisionais e de sua consequente precarização do trabalho.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/322
Aparece nas coleções:Sociologia Política (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE MARIANA CHRYSTELLO MARTINS.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE MARIANA CHRYSTELLO MARTINS2.57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.