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dc.contributorBarreto Junior, Irineu Francisco-
dc.contributor.authorPerosini, Gladison Luciano-
dc.date.accessioned2020-10-22T12:28:23Z-
dc.date.issued2016-02-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/332-
dc.description.abstractEste estudo analisa uma das políticas públicas de inclusão digital desenvolvidas no Brasil, a implementação de unidades do Telecentro, que é uma das iniciativas previstas no plano do Governo Eletrônico. Realizou-se um estudo de caso, focado na análise de uma unidade do programa Telecentro, situada na cidade de Vila Velha –ES. Gestores da unidade e usuários foram entrevistados, com o intuito de apreender, na percepção desses agentes, os efeitos do programa no acesso ao ambiente digital, a denominada inclusão digital. O trabalho realizou uma caracterização da unidade, dos seus usuários, e indagou os entrevistados sobre os efeitos e limites do programa. Para a compreensão e contextualização do fenômeno, efetuaram-se levantamento e análise das políticas públicas de inclusão digital, no Brasil, e em que medida estas se relacionam com a percepção dos que frequentam o Telecentro. Além do arranjo teórico, os reflexos do Telecentro na qualidade de vida e a existência de políticas de apoio, na percepção dos usuários, foram objeto de pesquisa empírica, realizada por meio de entrevistas direcionadas a uma amostra, composta de usuários e funcionários do Telecentro. Em termos conceituais, adotou-se o pressuposto de que, além da representação de uma Sociologia da Sociedade da Informação, a inclusão digital representa uma marca específica de entrada ampla e profunda na sociologia. Integrada às profundas mudanças na dinâmica social e como parte do amplo e contínuo processo, a inclusão digital é consolidada como uma importante categoria de destaque na atividade social, para que a sociedade esteja aparelhada frente aos novos sistemas de comunicação e informação. A pesquisa evidenciou os limites das políticas públicas de inclusão digital, verificados em diversos aspectos que seriam determinantes para o sucesso prático da inclusão digital no Brasil. Também é certo que não é simples o estabelecimento da relação causa e efeito entre a oferta de equipamentos públicos e efetiva melhora da qualidade de vida. Os aspectos deficitários do sistema de políticas públicas de inclusão digital têm impactado diretamente na dificuldade de identificação de pessoas capacitadas, após sua passagem pelo Telecentro. Certamente, a implicação da falta de uma estrutura adequada para que os cursos de inclusão digital sejam ministrados reflete diretamente na falta de capacidade dos mesmos em mudar sua realidade, uma vez que, para que a inclusão digital seja uma realidade, é necessário que o indivíduo tenha a capacidade de utilizar o conjunto de informações apreendidas para seu próprio benefício.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectTelecentropt_BR
dc.subjectSociologia da sociedade da informaçãopt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApt_BR
dc.titleInclusão digital e tecnológica: análise do programa telecentro na cidade de Vila Velha - ESpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThis study examines one of the public policies for digital inclusion developed in Brazil, the implementation of Telecentre units, which is one of the initiatives in the e-government plan. We conducted a case study focused on the analysis of a unit Telecenter program, located in the city of Vila Velha-ES. unit managers and users were interviewed in order to grasp the perception of these agents, the effects of the program on access to the digital environment, the so-called digital inclusion. The work carried out a characterization of the unit, its users, and asked them about the effects and limitations of the program. For understanding and contextualization of the phenomenon, if effected, survey and analysis of public policies for digital inclusion in Brazil, and to what extent they relate to the perception of attending the Telecentre. In addition to the theoretical arrangement, the reflections of the Telecentre in the quality of life and the existence of supportive policies, the perception of the users, were the subject of empirical research conducted through interviews directed to a sample composed of members and staff of the Telecentre. Conceptually, it adopted the assumption that, in addition to the representation of a Sociology of the information society, digital inclusion is a particular brand of deep and broad input in sociology. Integrated the profound changes in social dynamics and as part of the broad and continuous process, digital inclusion is consolidated as an important leading category in social activity, so the company is equipped facing the new communication and information systems. The research showed the limits of public policies for digital inclusion, checked in several aspects that would be decisive for the practical success of digital inclusion in Brazil. It is also true that it is not easy to establish the cause and effect relationship between the provision of public and effective equipment improves the quality of life. Weaknesses in the public policies of digital inclusion system have impacted directly on the skilled people identification difficulty, after its passage through the Telecentre. Indeed, the implication of the lack of an adequate framework for the digital inclusion of courses are provided directly reflects the inability of them to change their reality, since, for digital inclusion is a reality, it is necessary that the individual has the ability to use the set of information seized for their own benefit.pt_BR
dc.description.embargo9999-
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