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Título: Inclusão digital e tecnológica: análise do programa telecentro na cidade de Vila Velha - ES
Autor(es): Perosini, Gladison Luciano
Orientador(es): Barreto Junior, Irineu Francisco
Palavras-chave: Políticas públicas - Inclusão digital - Telecentro - Sociologia da sociedade da informação
Data do documento: 4-Fev-2016
Resumo: Este estudo analisa uma das políticas públicas de inclusão digital desenvolvidas no Brasil, a implementação de unidades do Telecentro, que é uma das iniciativas previstas no plano do Governo Eletrônico. Realizou-se um estudo de caso, focado na análise de uma unidade do programa Telecentro, situada na cidade de Vila Velha –ES. Gestores da unidade e usuários foram entrevistados, com o intuito de apreender, na percepção desses agentes, os efeitos do programa no acesso ao ambiente digital, a denominada inclusão digital. O trabalho realizou uma caracterização da unidade, dos seus usuários, e indagou os entrevistados sobre os efeitos e limites do programa. Para a compreensão e contextualização do fenômeno, efetuaram-se levantamento e análise das políticas públicas de inclusão digital, no Brasil, e em que medida estas se relacionam com a percepção dos que frequentam o Telecentro. Além do arranjo teórico, os reflexos do Telecentro na qualidade de vida e a existência de políticas de apoio, na percepção dos usuários, foram objeto de pesquisa empírica, realizada por meio de entrevistas direcionadas a uma amostra, composta de usuários e funcionários do Telecentro. Em termos conceituais, adotou-se o pressuposto de que, além da representação de uma Sociologia da Sociedade da Informação, a inclusão digital representa uma marca específica de entrada ampla e profunda na sociologia. Integrada às profundas mudanças na dinâmica social e como parte do amplo e contínuo processo, a inclusão digital é consolidada como uma importante categoria de destaque na atividade social, para que a sociedade esteja aparelhada frente aos novos sistemas de comunicação e informação. A pesquisa evidenciou os limites das políticas públicas de inclusão digital, verificados em diversos aspectos que seriam determinantes para o sucesso prático da inclusão digital no Brasil. Também é certo que não é simples o estabelecimento da relação causa e efeito entre a oferta de equipamentos públicos e efetiva melhora da qualidade de vida. Os aspectos deficitários do sistema de políticas públicas de inclusão digital têm impactado diretamente na dificuldade de identificação de pessoas capacitadas, após sua passagem pelo Telecentro. Certamente, a implicação da falta de uma estrutura adequada para que os cursos de inclusão digital sejam ministrados reflete diretamente na falta de capacidade dos mesmos em mudar sua realidade, uma vez que, para que a inclusão digital seja uma realidade, é necessário que o indivíduo tenha a capacidade de utilizar o conjunto de informações apreendidas para seu próprio benefício.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/332
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