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Título : O consumo político e a crítica no discurso de um grupo de empreendedores sustentáveis da Grande Vitória/ES
Autor : Ramos, Liliane Moreira
metadata.dc.contributor: Blanc, Manuela Vieira
Palabras clave : Consumo político - Empreendedorismo sustentável - Sociologia da crítica - Novo espírito do capitalismo
Fecha de publicación : 7-may-2018
Resumen : Este trabalho teve como objetivo analisar como o processo de crítica se constitui no discurso de consumidores nas relações de consumo politizado e se propôs fazê-lo refletindo sobre a visão do consumo como forma de participação política a partir de um grupo envolvido com o movimento de empreendedorismo sustentável. Investigamos a reflexividade presente neste processo e o desenvolvimento da axiomática da crítica nas práticas de consumo político, reconstituídas nas falas dos interlocutores. Para tanto, nos utilizamos de uma metodologia de inspiração etnográfica, lançando mão da participação observante para acessar sujeitos conectados a um núcleo de empreendedorismo sustentável, por meio de interações pessoais, de entrevistas em profundidade e da netnografia de sua participação em um grupo no aplicativo de troca de mensagens Whatsapp. Os dados foram analisados com o apoio da perspectiva culturalista do consumo, que o vê como produtor de sentido e identidade; na abordagem de consumo político que o expande para além das práticas de compra e venda, incluindo aspectos do estilo de vida e da publicização de questões críticas; e finalmente na perspectiva pragmatista da sociologia da crítica proposta por Boltanski e Thévenot, que propõe analisar o processos de crítica a partir da capacidade dos atores de acionar dispositivos relacionados tanto à agência quanto à estrutura de forma dinâmica para justificar-se uns perante aos outros. Tomando o consumo como um processo moral, identificamos neste trabalho críticas tanto estéticas quanto sociais voltadas prioritariamente para os impactos do modelo de desenvolvimento capitalista, dirigidas às empresas, aos mecanismos de mercado e ao próprio consumismo e expressas em práticas que revelaram diferentes níveis de engajamento. Mesmo quando apresentaram pretensões mais radicais, as críticas identificadas mostraram-se inseridas dentro do que Boltanski e Chiapello definiram como o novo espírito do capitalismo, contribuindo mais fortemente para a definição de novas justificativas ideológicas para o modelo do que para sua transformação.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/335
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado

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