Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/337
Título : O terremoto do Haiti e a construção do discurso da Rede Globo
Autor : Lopes, Patrícia Fernandes
metadata.dc.contributor: Krohling, Aloísio
Palabras clave : Sociedade sobremoderna - Haiti - Imigração haitiana - Rede Globo - Jornal Nacional - Análise do discurso - Ideologia
Fecha de publicación : 13-dic-2012
Resumen : Em uma sociedade sobremoderna, é impossível conceber a realidade sem os meios de comunicação de massa, que são, para grande parte da população, a principal fonte de conhecimento sobre o mundo. Porém, o papel de medium social assumido por eles, em lugar das antigas instituições sociais que asseguravam o equilíbrio entre tensões e forças dentro da sociedade, causou uma nova forma de construção da realidade. A objetividade pregada pela mídia esconde um discurso carregado de intencionalidades e elementos intrínsecos que induzem o espectador a tirar conclusões produzidas pela manipulação sutil da informação. Este trabalho analisando o discurso da maior empresa de mídia do Brasil, a Rede Globo, no caso das notícias sobre o terremoto do Haiti em 2010, evidencia a discriminação e o desrespeito com que a emissora trata grupos alijados do circuito do consumo mercadológico. Uma mídia capitalista teria interesse por esse pequeno país, fabricante de consumidores falhos? Priorizando o espetáculo, por meio da superabundância de imagens, ela acaba formando espectadores xenofóbicos e preconceituosos com relação ao estrangeiro. O enfoque no Jornal Nacional justifica-se diante de sua hegemonia em termos de audiência. Na pesquisa, feita dentro da perspectiva histórico-dialética, as categorias teóricas definidas foram confrontadas com os recortes escolhidos daquele programa. A amostragem compreendeu o período de 12 de janeiro de 2010, data do terremoto, a 12 de janeiro de 2012, quando a saga do povo haitiano para superar a catástrofe passou a ter desdobramentos políticos sobre o Brasil. Na análise das matérias juntaram-se as aberturas e os fechamentos em um texto linear, visando reconstruir a lógica do assunto dentro do universo fragmentado da narrativa jornalística.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/337
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PATRÍCIA FERNANDES LOPES.pdf
  Until 9998-12-31
DISSERTAÇÃO FINAL DE PATRICIA FERNANDES LOPES1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir  Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.