Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/381
Título: Percepção de pessoas em tratamento para dislipidemia sobre a importância do uso do medicamento e sobre as medidas de promoção da saúde
Autor(es): Silva, Cintia Ribeiro da
Orientador(es): Andrade, Tadeu Uggere de
Rezende, Ana Maria Bartels
Palavras-chave: Orientação farmacêutica - Dislipidemia - Promoção da saúde - Discurso do sujeito coletivo
Data do documento: 5-Jul-2017
Resumo: A dislipidemia é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte por doença no Brasil e no mundo. Grande parte dos usuários em tratamento com hipolipemiantes não atinge a meta terapêutica por diversas razões: falta de adesão, polifarmácia, reações adversas. Um programa de orientação farmacêutica tem como objetivo aumentar a adesão terapêutica, diminuir a toxicidade e otimizar resultados, promovendo o uso racional de medicamentos. Objetivo: Avaliar o nível de conhecimentos dos farmacêuticos sobre o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) - Dislipidemia: Prevenção de Eventos Cardiovasculares e Pancreatite, antes e após treinamento para implantação de serviços clínicos em farmácia pública de dispensação de medicamentos especializados e a percepção de usuários dislipidêmicos atendidos nessa farmácia, sobre o uso, as reações adversas e medidas de promoção da saúde, antes e após a implantação de serviços clínicos farmacêuticos. Métodos: Para coleta de dados dos usuários, realizou-se um estudo transversal, de caráter qualitativo, observacional e descritivo. Procedeu-se a coleta de depoimentos por meio de entrevista semiestruturada abordando questões relacionadas à percepção dos usuários sobre o uso de medicamentos e as medidas de promoção da saúde. Para análise dos depoimentos utilizou se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Para avaliação do nível de conhecimento dos farmacêuticos aplicou-se um questionário com 10 (dez) questões avaliativas sobre tratamento e protocolo da dislipidemia, antes e após um treinamento sobre o PCDT - Dislipidemia: Prevenção de Eventos Cardiovasculares e Pancreatite. Resultados: No início foram entrevistados 26 usuários e após a implantação dos serviços clínicos foram entrevistados 40 usuários. Após a implantação desse serviço, os usuários apresentaram mudança significativa na percepção sobre o motivo e necessidade do uso dos medicamentos, sobre a forma correta de usar esses medicamentos, assim como a necessidade de adoção de uma alimentação saudável e prática de atividade física. Após o treinamento dos farmacêuticos sobre o PCDT - Dislipidemia: Prevenção de Eventos Cardiovasculares e Pancreatite observou-se uma melhora na orientação aos usuários, que pode ser percebida por meio da avaliação da percepção destes usuários sobre a importância do uso correto de seus medicamentos e mudanças no estilo de vida após a capacitação. Conclusões: Este estudo veio demonstrar a importância da capacitação e atualização dos farmacêuticos, bem como a necessidade da atuação direta deste profissional na dispensação de medicamentos e orientação ao paciente para promoção do uso racional de medicamentos e promoção da saúde do mesmo.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/381
Aparece nas coleções:Assistência Farmacêutica (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE CINTIA RIBEIRO DA SILVA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE CINTIA RIBEIRO DA SILVA1.77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.