Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/386
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorAndrade, Tadeu Uggere de-
dc.contributor.authorFadini, Lucienne Bermond-
dc.date.accessioned2020-10-26T16:33:23Z-
dc.date.available2020-10-26T16:33:23Z-
dc.date.issued2017-07-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/386-
dc.description.abstractA Assistência Farmacêutica (AF) apresenta-se como uma área estratégica, na medida em que o medicamento e os serviços farmacêuticos, estão entre as principais ferramentas de intervenção sobre doenças e agravos que acometem a população. Também se constitui uma das áreas mais complexas do sistema de saúde, pois envolve grande volume de recursos e interesses econômicos. A Lei n 8.080/1990 abordou o tema da Assistência Farmacêutica ao incluir discussão sobre as ações a serem exercidas no SUS, como ações de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica. A regulamentação das políticas que envolvem as questões dos medicamentos ocorreu com o lançamento da Política Nacional de Medicamentos (PNM), em 1998 e da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), em 2004. Os princípios e diretrizes do SUS não poderão ser concretizados, na prática dos serviços, sem a efetivação da Assistência Farmacêutica (AF) como política pública de saúde. Para isso, a estruturação do SUS torna-se um desafio para os gestores e profissionais de saúde. A AF apresenta componentes de natureza técnica, científica, de inovação tecnológica e operativa, a serem ordenados conforme sua complexidade, tendo por objeto a relação com os usuários e as suas necessidades. Considerando a fase de implantação Redes de Atenção à Saúde (RAS), no país, é estratégico e oportuno promover a adequação dos serviços de AF, nessa nova concepção, por intermédio de seus diferentes componentes: AF pode exercer um importante papel na Atenção Básica à Saúde (ABS), na medida em que busca garantir o acesso e a promoção do uso racional de medicamentos. A disponibilidade de medicamentos na ABS deve atender as necessidades epidemiológicas da região, com suficiência, regularidade e qualidade apropriadas e de forma integrada. O avanço dos serviços farmacêuticos na ABS deve ter origem no redesenho do processo de trabalho dos farmacêuticos, de modo a aprimorar atividades já existentes e a implementar novas atividades. Com a inserção de novas práticas, é possível ampliar o cuidado em saúde e aumentar a resolutividade do uso de medicamentos. O modelo vigente no campo da AF, que valorize apenas a disponibilidade do medicamento, não atende às necessidades propostas pelas RAS, que tem o objetivo de promover a integração sistêmica, de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do sistema, em termos de acesso, equidade, eficácia clínica e sanitária; e eficiência econômica. As farmácias públicas municipais estão muito distantes dessas diretrizes e das políticas de promoção da saúde, intervindo de forma isolada e dissonante da organização do SUS. Dessa forma, como a atenção primária à saúde é o ponto inicial e principal de cuidados com a saúde no SUS e se desenvolve essencialmente em nível municipal, torna-se relevante verificar como os serviços de Assistência Farmacêutica estão organizados e se a estrutura disponível permite atender os serviços gerenciais e clínicos que dependem desse setor nos sistemas de saúde. Objetivo: Traçar o perfil da AF de municípios do Espirito Santo, a partir de dados de gestão e logística da AF municipal. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do perfil da Assistência Farmacêutica municipal com base na consulta do banco de dados do Centro Estudos e Pesquisa em Assistência Farmacêutica da Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (CEPAF/GEAF/SESA-ES). Este trabalho pretende traçar um perfil dos farmacêuticos e da AF municipal por meio de consulta ao banco de dados do CEPAF/GEAF/SESA-ES. Todos os dados coletados nos instrumentos de avaliação serão compilados por meio do programa EpiInfoTM. Os dados obtidos no EpiInfoTM serão, posteriormente, compilados em planilha elaborada no Microsoft Excel® versão Office 2007. O banco de dados será analisado com utilização do programa estatístico Statistical Package Social Science versão 11.5 (SPSS 11.5). Os dados serão expressos como a média ± o desvio padrão (D.P.). Serão realizadas as frequências relativas simples para as variáveis qualitativas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAssistência Farmacêuticapt_BR
dc.subjectAtenção Básica à Saúdept_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FARMACOLOGIApt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIApt_BR
dc.titleAnálise do perfil da assistência farmacêutica de municípios do Espirito Santopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoPharmaceutical Assistance (FA) presents itself as a strategic area, insofar as the drug and pharmaceutical services are among the main intervention tools on diseases and diseases affecting the population. It also constitutes one of the most complex areas of the health system, since it involves a large volume of resources and economic interests. Law No. 8,080/1990 addressed the topic of Pharmaceutical Assistance by including discussion on the actions to be performed in the SUS, as comprehensive therapeutic care actions, including pharmaceuticals. Policy regulation involving drug issues occurred with the launch of the National Medicines Policy (PNM) in 1998 and the National Pharmaceutical Assistance Policy (PNAF) in 2004. The principles and guidelines of SUS can not be fulfilled in the practice of services, without the implementation of Pharmaceutical Assistance (PH) as public health policy. For this, structuring SUS becomes a challenge for managers and health professionals. AF presents technical, scientific, technological and operational innovation components, to be ordered according to their complexity, having as purpose the relationship with users and their needs. Considering the phase of implementation of Health Care Networks (SAH) in the country, it is strategic and timely to promote the adequacy of PH services, in this new conception, through its different components: AF can play an important role in Primary Health Care (ABS), as it seeks to guarantee access to and promotion of the rational use of medicines. The availability of drugs in the ABS should meet the epidemiological needs of the region, with adequacy, regularity and quality appropriate and integrated. The advancement of pharmaceutical services in ABS should originate in the redesign of the work process of pharmacists, in order to improve existing activities and to implement new activities. With the insertion of new practices, it is possible to increase health care and increase the resolution of drug use. The current model in the field of PA, which values only the availability of the drug, does not meet the needs proposed by the SAN, which aims to promote the systemic integration of actions and health services with provision of continuous, integral, quality care , responsible and humanized, as well as to increase the performance of the system in terms of access, equity, clinical and health efficacy; and economic efficiency. Municipal public pharmacies are very distant from these directives and health promotion policies, intervening in an isolated and dissonant way from the SUS organization. Thus, as primary health care is the initial and main point of health care in the SUS and it develops essentially at the municipal level, it becomes relevant to verify how the Pharmaceutical Assistance services are organized and if the available structure allows to attend the clinical and managerial services that depend on this sector in health systems. Objective: To outline the profile of the PA of municipalities of Espirito Santo, based on management and logistics data from the municipal AF. Methods: This is a descriptive study of the profile of the Municipal Pharmacy Assistance based on the consultation of the database of the Center for Research and Research in Pharmaceutical Assistance of the State Department of Pharmaceutical Assistance of the State Secretariat of Health of Espírito Santo (CEPAF/GEAF/SESA-ES). This work intends to draw up a profile of the pharmacists and the municipal AF through consultation of the CEPAF/GEAF/SESA-ES database. All data collected on the evaluation instruments will be compiled through the EpiInfoTM program. The data obtained in the EpiInfoTM will be later compiled into a spreadsheet prepared in Microsoft Excel® Office 2007 version. The database will be analyzed using Statistical Package Social Science version 11.5 (SPSS 11.5). Data will be expressed as the mean ± standard deviation (D.P.). The simple relative frequencies for the qualitative variables will be realized.pt_BR
Appears in Collections:Assistência Farmacêutica (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE LUCIENNE BERMOND FADINI.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE LUCIENNE BERMOND FADINI2.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.