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dc.contributorAndrade, Tadeu Uggere de-
dc.contributorRezende, Ana Maria Bartels-
dc.contributor.authorCruz, Manuela Martins-
dc.date.accessioned2020-10-26T16:39:23Z-
dc.date.available2020-10-26T16:39:23Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/387-
dc.description.abstractA Assistência Farmacêutica (AF) trata da seleção, programação, aquisição, distribuição e dispensação de medicamentos, visando o acesso e ao seu uso racional, sendo necessários recursos humanos, logísticos, tecnológicos, estruturais e ambiente favorável à execução dessas atividades. A qualidade da atenção à saúde oferecida pode ser revelada por meio do nível de satisfação, que também evidencia as preferências e expectativas dos usuários. A carência de dados demanda uma análise aprofundada deste assunto, que possivelmente contribuirá para rearranjos necessários nas práticas da AF. Portanto, o objetivo do trabalho foi avaliar os indicadores da AF do município de Vila Velha e o nível de satisfação dos usuários com os serviços farmacêuticos das unidades básicas de saúde, bem como a percepção dos farmacêuticos e gestores em relação aos dados apurados. Trata-se de um estudo transversal descritivo dos indicadores da AF do município de Vila Velha e observacional em relação ao nível de satisfação dos usuários dos serviços de farmácia das Unidades de Saúde (US) do mesmo município. Por meio de pesquisa qualitativa, foi colhida a percepção dos gestores e farmacêuticos acerca da satisfação dos usuários com os serviços de saúde oferecidos pelas farmácias. Os dados foram coletados por meio de formulários em entrevistas aos usuários de farmácia das US, realização de grupo focal com gestores e farmacêuticos, juntamente com a avaliação dos indicadores da AF. O banco de dados foi analisado por meio do GraphPad PRISM versão 6.01. Para as variáveis quantitativas foi efetuada análise de variância de uma via (ANOVA). O teste post-hoc utilizado foi o teste de Fisher para comparações múltiplas. O nível de significância aceito foi de 5%. Os dados foram expressos como a média ± DP. Os resultados revelam que a AF municipal de Vila Velha possui fragilidades em seus aspectos estruturais e organizacionais e que, em geral, os usuários atendidos nas farmácias das US estão insatisfeitos com os serviços. Jardim Marilândia e Vale Encantado tiveram as maiores médias de satisfação, enquanto que Terra Vermelha apresentou a menor média de satisfação. Avaliou-se que a maior satisfação está relacionada aos aspectos estruturais e organizacionais e que o atendimento farmacêutico é insatisfatório. Gestores e farmacêuticos sugerem que as fragilidades da AF e a insatisfação dos usuários estão relacionadas principalmente à inadequada estrutura física das farmácias, sobrecarga de trabalho, falta de reconhecimento e desvalorização do farmacêutico, falta de interação entre a equipe de APS, alta rotatividade de farmacêuticos e falta de priorização da AF pela gestão. Conclui-se que a AF municipal possui fragilidades que requerem mudanças, usuários estão em grande maioria insatisfeitos com os serviços das farmácias das US, sobretudo em relação ao atendimento farmacêutico, evidenciando os entraves existentes para que a AF seja desempenhada seguindo padrões ideias, o que foi demonstrado por meio da percepção dos gestores e farmacêuticos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAssistência Farmacêuticapt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectCuidados Farmacêuticospt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FARMACOLOGIApt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIApt_BR
dc.titleIndicadores da Assistência Farmacêutica do município de Vila Velha, nível de satisfação e percepção dos usuários quanto aos serviços oferecidos pelas farmácias das Unidades de Atenção Primária à Saúde e impressão de gestores e farmacêuticospt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThe Pharmaceutical Service (PS) deals with the selection, programming, acquisition, distribution and dispensing of medicines, aiming at access and its rational use, requiring human, logistical, technological and structural resources and an environment conducive to the execution of these activities. The quality of health care offered can be revealed through the level of satisfaction, which also highlights the preferences and expectations of the users. The lack of data demands a thorough analysis of this subject, which possibly will contribute to the necessary rearrangements in the practices of PS. Therefore, the objective of the study was to evaluate the health indicators of the municipality of Vila Velha and the level of user satisfaction with the pharmaceutical services of the basic health units, as well as the perception of pharmacists and managers in relation to the data. This is a descriptive cross-sectional study of the PS indicators of the municipality of Vila Velha and observational in relation to the level of satisfaction of users of the pharmacy services of the Health Units of the same municipality. Through qualitative research, the perception of managers and pharmacists about users' satisfaction with health services offered by pharmacies was collected. The data were collected through forms in interviews with HU pharmacy users, a focus group with managers and pharmacists, along with the evaluation of PS indicators. The database was analyzed using GraphPad PRISM version 6.01. For the quantitative variables, one-way analysis of variance (ANOVA) was performed. The post-hoc test used was Fisher's test for multiple comparisons. The accepted level of significance was 5%. Data were expressed as the mean ± SD. The results reveal that the municipal district of Vila Velha has weaknesses in its structural and organizational aspects and that, in general, the users served in US pharmacies are dissatisfied with the services. Jardim Marilândia and Vale Encantado had the highest means of satisfaction, while the Terra Vermelha had the lowest average satisfaction. It was evaluated that the greatest satisfaction is related to the structural and organizational aspects and that the pharmaceutical service is unsatisfactory. Managers and pharmacists suggest that PS weaknesses and user dissatisfaction are mainly related to inadequate physical structure of pharmacies, overwork, lack of recognition and devaluation of the pharmacist, lack of interaction between the PAH team, high turnover of pharmacists, and lack of prioritization of PS by management. It is concluded that the municipal PS has fragilities that require changes, users are mostly dissatisfied with the services of the HU pharmacies, especially in relation to pharmaceutical care, showing the existing obstacles to the PS being performed following ideas standards, which was demonstrated through the perception of managers and pharmacists.pt_BR
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