Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/392
Título : Avaliação da exposição de Lithobates catesbeianus (rã-touro) ao ferro, manganês e minério de ferro
Autor : Veronez, Alexandra Caroline da Silva
metadata.dc.contributor: Chippari-Gomes, Adriana Regina
Palabras clave : Anfíbios - Danos genotóxicos - Danos bioquímicos - Metamorfose - Bioacumulação
Fecha de publicación : 26-mar-2013
Resumen : Jazidas de minério de ferro são importantes fontes de metais, como ferro e manganês. A mineração e os processos de fundição do metal fazem com que ocorram alterações no ciclo desses metais. Os anfíbios são dependentes fisiologicamente das condições ambientais, tornando estes organismos vulneráveis às alterações que ocorrem no ambiente, sendo considerados excelentes bioindicadores ecotoxicológicos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a toxicidade do minério de ferro durante a fase de metamorfose da espécie Lithobates catesbeianus, por meio de análises genotóxicas (ensaio cometa e teste do micronúcleo), bioquímicas (GST e CAT), assim como a concentração do metal no organismo e o acompanhamento das alterações morfológicas. Estas mesmas análises também foram realizadas com os girinos expostos ao ferro e ao manganês, com o intuito de observar isoladamente o efeito de cada um deles na espécie L. catesbeianus, visto que esses dois metais são os mais abundantes na composição do minério de ferro. A exposição dos girinos aos tratamentos, consistiu em 6 indivíduos para cada tratamento em triplicatas, sendo adicionadas as concentrações de 3,79mg/L de minério de ferro (T1), 3,81mg/L de Fe-EDTA (T2), 8,79mg/L de cloreto de manganês (T3) e mais um grupo controle (sem contaminante). Os animais foram mantidos nestas condições por 30 dias. Os indivíduos expostos aos tratamentos T1, T2 e T3 apresentaram aumento significativo no índice de danos ao DNA quando comparados ao grupo controle, assim como aumento na incidência de micronúcleos eritrocitários e na atividade enzimática da Glutationa S-Transferase (GST). A quantificação da ferritina plasmática e da atividade da enzima catalase (CAT) foram maiores apenas nos girinos expostos ao minério de ferro (T1). Os girinos expostos aos três tratamentos tiveram seu desenvolvimento afetado, no entanto o minério de ferro afeta em uma proporção um pouco menor. A bioacumulação de ferro corporal nos tratamentos T1 e T2 foram significativas em relação ao controle. Com base nos resultados obtidos é possível afirmar que o minério de ferro e os elementos que fazem parte de sua composição (Fe e Mn) causam alterações genotóxicas e bioquímicas. O ferro é bioacumulado no organismo, porém a exposição a essas substâncias não provocam alterações significativas no processo de metamorfose dos girinos da espécie Lithobates catesbeianus.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/392
Aparece en las colecciones: Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE ALEXANDRA CAROLINE DA SILVA VERONEZ.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE ALEXANDRA CAROLINE DA SILVA VERONEZ1.16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.