Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/399
Título: Toxicidade aguda do Nitrito em Robalo Peva (Centropomus parallelus)
Autor(es): Rodrigues, Andressa de Sousa Lima
Orientador(es): Gomes, Levy de Carvalho
Palavras-chave: Peixe - Estresse oxidativo - Hipóxia - Batimento opercular
Data do documento: 30-Set-2016
Resumo: O nitrogênio é um elemento importante para a manutenção dos ecossistemas aquáticos, podendo se apresentar na forma de: nitrato, nitrogênio amoniacal e nitrito. O aumento da concentração do nitrito é um dos problemas encontrados no habitat de peixes, pois é reconhecido como tóxico podendo ocasionar perturbações fisiológicas, afetar o crescimento ou provocar mortalidade dos organismos. O objetivo desse estudo foi avaliar o estresse oxidativo e as respostas a hipóxia em Centropomus parallelus expostos a diferentes concentrações de nitrito. Os organismos foram expostos a três diferentes tratamentos (0 - controle, 0,5 e 10 mg/L de nitrito). Como ferramenta de avaliação de toxicidade foram utilizadas análises enzimáticas, quantificação do consumo de oxigênio e contagem dos batimentos operculares em condições de normóxia (concentrações a partir de 3,01 mg/L de oxigênio dissolvido na água) e hipóxia (concentrações inferiores a 3mg/L). Os resultados observados foram de ausência de diferença significativa no fígado para as enzimas GST, CAT e GPx bem como na brânquia para GPx, sendo encontrada alteração nesse tecido para GST na concentração de 10mg/L no experimento I, sendo no segundo experimento observada alteração no fígado e brânquia para GST e CAT no fígado na mesma concentração, indicando que a exposição ao nitrito não gera ativação diferenciada no sistema de defesa do organismo pela produção de enzimas do estresse oxidativo, porém ao associar com a hipóxia, obteve-se um aumento significativo do grupo exposto a 10 mg/L de nitrito em relação ao controle, tanto para atividade enzimática quanto para o batimento opercular na condição de hipóxia.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/399
Aparece nas coleções:Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE ANDRESSA DE SOUSA LIMA RODRIGUES.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE ANDRESSA DE SOUSA LIMA RODRIGUES1.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.