Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/401
Título: Estrutura e dinâmica populacional de Grevillea Banksii R. Br. (Proteaceae): uma especie de planta exótica em restinga
Autor(es): Paixão, Bárbara Hemerly
Orientador(es): Soares, Charles Gladstone Duca
Palavras-chave: Introdução de espécies - Néctar - Polinização - Projeção populacional
Data do documento: 21-Dez-2015
Resumo: O crescimento e ampliação das vias de transporte são fatores que podem explicar a introdução de espécies em habitats diferentes do seu de origem. Espécies exóticas geralmente apresentam grande eficiência na competição por recursos com espécies de plantas nativas, assim se estabelecem e se reproduzem de forma muito rápida causando impactos negativos para o ambiente em que estão inseridas. Quando uma espécie exótica consegue sobreviver, reproduzir-se e gerar descendentes, ela está estabelecida na área e pode tornar-se invasora ao conseguir dispersar-se para novos habitats. Algumas dessas plantas são introduzidas através do paisagismo devido a suas características morfológicas (e.g. flores coloridas). Um exemplo deste tipo de introdução é a espécie Grevillea banksii (Grevílea-vermelha) que é muito utilizada como planta ornamental por possuir flores vermelhas e oferecer grande quantidade de recursos na forma de néctar para seus visitantes. Essa espécie foi introduzida na Área de Proteção Ambiental de Setiba no passado e tem sido observada desde 2009 nesta área. Deste ano até a data atual, a população desta planta exótica apresentou acentuado crescimento populacional, ocupando hoje uma área pelo menos cinco vezes maior do que a área que ocupava em 2009. Os objetivos deste trabalho foram estudar a história de vida, os atributos demográficos e sucesso reprodutivo de G. banksii em uma área de Restinga para fornecer subsídios às medidas de controle e manejo da espécie na área de estudo. Para isto, o trabalho foi dividido em duas partes. A primeira parte consistiu em estudar a biologia floral, o sistema de polinização de G. banksii, além de quantificar a disponibilidade de néctar para os visitantes, descobrir quem foram os polinizadores da espécie, quais recursos eles buscavam ao visitar as flores bem como os parâmetros comportamentais, interações com as plantas e também foi determinado como os polinizadores contribuíram para a reprodução das plantas. A segunda parte teve como enfoque os aspectos demográficos de G. banksii, onde foi definida sua estrutura etária, estimadas suas taxas de sobrevivência e fecundidade, probabilidade de permanência e transição entre as classes, com o objetivo de desenvolver um modelo de projeção da população.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/401
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE BÁRBARA HEMERLY PAIXÃO.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE BÁRBARA HEMERLY PAIXÃO1.12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.