Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/403
Título: Alterações bioquímicas e da comunidade microbiana da rizosfera de plantas transgênicas de tomateiro super-expressando a H+-PPase vacuolar
Autor(es): Colodete, Carlos Moacir
Orientador(es): Ramos, Alessandro Coutinho
Palavras-chave: Colonização micorrízica - CAT - AcP - AlP - AVP1OX
Data do documento: 23-Mar-2013
Resumo: No presente trabalho, avaliou-se a colonização micorrízica inoculados por Glomus intraradices e atividades enzimáticas de estresses oxidativos em raízes transgênicas de tomateiro (AVP1OX) e silvestre (Wt), inoculadas ou não com fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) (G.intraradices e Scutellospora heterogama). Para estas avaliações, utilizou-se um arranjo fatorial 2x3x1, (AVP1OX-Wt/Controle-S.heterogama-G.intraradices/70 dias após inoculação (d.a.i.)), com cinco repetições. Para avaliação da alteração microbiana na rizosfera de AVP1OX, utilizou-se um arranjo fatorial 2x2x1, (AVP1OX-Wt/Controle-S.heterogama/70 d.a.i.), com cinco repetições, através de rizotubos. Os resultados revelaram que a inoculação micorrízica em raízes de AVP1OX com G.intraradices, induziram aumentos significativos de 17% na colonização micorrízica em comparação com Wt e claras evidências de alongamento celular. Além disso, comportamentos não usuais como o engrossamento das hifas e presença de arbúsculos abortados foram observados em AVP1OX, indicando envolvimentos nos mecanismos de defesa de natureza genética, bioquímica, física e fisiológica. Nas atividades enzimáticas, AVP1OX inoculados ou não, apresentaram reduções da CAT, evidenciando menor mecanismo de defesa. AVP1OX inoculados com G.intraradices obtiveram reduções significativas da CAT em 48,25% e inversamente proporcional, mas em menor grandeza em 31,75% quando inoculados com S.heterogama. Para AcP, Wt inoculados com G.intraradices e S.heterogama obtiveram aumentos significativos de 61% e 88% respectivamente, em relação aos seus controles. Por outro lado, AVP1OX inoculados por G.intraradices revelaram reduções da AcP em 36%, mas de forma inversa, quando inoculados por S.heterogama em 25%. S.heterogama foi o inóculo que mais favoreceu as atividades de defesas oxidativas em AVP1OX, revelando seu caráter biorregulador. A AlP em AVP1OX inoculados com G.intraradices obtiveram aumentos significativos de 272%. Similarmente, mas em menor grandeza, ocorreu com S.heterogama com 189%. Estes resultados corroboram com o mecanismo proposto para a atividade da AlP, sendo o mesmo considerado bom indicador de colonização micorrízica. Descobrimos que no solo rizosférico, AVP1OX favorecem mais a densidade total de fungos que bactérias e as mesmas quando inoculadas, responderam de forma invertida.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/403
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE CARLOS MOACIR COLODETE.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE CARLOS MOACIR COLODETE1.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.