Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/405
Título: Heterogeneidade espacial do ambiente de luz e da cobertura herbácea no sub-bosque de uma comunidade vegetal costeira tropical
Autor(es): Lopes, Célio Moreira
Orientador(es): Garbin, Mário Luis
Palavras-chave: Ambiente de luz - Estrato herbáceo - Fotografia hemisférica - Heterogeneidade espacial
Data do documento: 25-Fev-2016
Resumo: A luz pode ser considerada como o mais importante recurso limitante do crescimento e da reprodução das plantas. Uma grande fração da heterogeneidade ambiental dentro florestas é causada por variações nos ambientes de luz. Entretanto, a variação do ambiente de luz e sua relação com a cobertura de espécies herbáceas tem sido raramente quantificada em ecossistemas tropicais. O objetivo deste estudo foi caracterizar a heterogeneidade da cobertura do dosseldo interior de uma floresta de restinga e relacioná-la com a estrutura espacial de diferentes formas de vida do estrato herbáceo (ervas, plantas trepadeiras, plantas lenhosas, bromélias, e palmeiras; até 1,5 m de altura). A área de estudo foi o Parque Estadual Paulo César Vinha, Setiba, Guarapari (ES). Foram amostradas 165 parcelas de 1 m2 distribuídas em 15 transectos de 50 m numa área total de 1,75 ha (350 m por 50 m). A abundância relativa das formas de vida foi amostrada por uma abordagem de “cover pin frame”. Para estimar a fração de cobertura da vegetação (fCover), foram tomadas fotografias hemisféricas. Os dados foram analisados por métodos de ordenação e correlogramas simples e cruzados. O fCover não se mostrou relacionado ao gradiente de distância da praia. Porém, houve uma variação espacial significativa na cobertura do dossel, a qual estruturou-se positivamente no espaço em escalas entre 20 m a 30 m. A abundância relativa média das diferentes formas de vida no sub-bosque diferiu entre os transectos, sendo que bromélias, lenhosas e herbáceas dominaram diferentes parcelas. Não foram observadas associações espaciais entre a cobertura vegetal e as diferentes formas de vida à exceção de ervas em escalas de 30 m a 40 m. Bromélias, herbáceas e palmeiras mostraram-se estruturadas positivamente no espaço em escalas de 20 m a 30 m. Bromélias associaram-se negativamente com herbáceas, lenhosas e trepadeiras em escalas de 20 m a 30 m. Plantas trepadeiras associaram-se positivamente no espaço com plantas herbáceas e negativamente com palmeiras em escalas de 20 m a 30 m. Apesar da floresta apresentar uma heterogeneidade no ambiente luz, este fator não explicou os padrões de distribuição encontrados para as diferentes formas de vida. Bromélias mostraram-se mais importantes que a cobertura do dossel em estruturar espacialmente as diferentes formas de vida do estrato herbáceo da floresta de restinga via associações negativas com as demais formas de vida.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/405
Aparece nas coleções:Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE CÉLIO MOREIRA LOPES.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE CÉLIO MOREIRA LOPES1.87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.