Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/424
Título: Razão sexual e distribuição de elementos traço em Dermochelys coriacea (Vandelli, 1761) (Testudines: Dermochelyidae) na Reserva Biológica de Comboios, norte do estado do Espírito Santo, Brasil
Autor(es): Freire, Jordana Borini
Orientador(es): Ferreira Júnior, Paulo Dias
Palavras-chave: Conservação - Contaminação - Ovo - Tartaruga marinha - Temperatura de incubação
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: Dermochelys coriacea destaca-se entre as tartarugas marinhas por apresentar diferenças morfológicas e fisiológicas relevantes. Está listada como criticamente ameaçada de extinção tendo na pesca acidental e poluição dos mares as principais causas do seu declínio populacional. A poluição leva a efeitos adversos como a queda da imunidade e alterações de processos metabólicos. No Brasil, existe uma pequena população tendo o número de fêmeas adultas aumentado nos últimos anos. A fim de ampliar o conhecimento sobre a espécie, os objetivos deste trabalho foram determinar a razão sexual dos filhotes de D. coriacea e levantar as concentrações de elementos traço em ovos e filhotes de D. coriacea na REBIO de Comboios durante a temporada reprodutiva de 2011/2012, único sitio de nidificação regular no Brasil. No primeiro capítulo desta dissertação, avaliou-se a razão sexual dos filhotes, tomando como base as temperaturas pivotais estabelecidas para a espécie em 29,4 °C na Costa Rica e 29,7 °C no Suriname. A temperatura de 12 ninhos foi monitorada durante todo o período de incubação permitindo avaliar sua influencia na determinação do sexo dos filhotes. Também foram coletados sedimentos dos ninhos para avaliar a sua influencia na temperatura e sucesso de eclosão. As médias do segundo terço de incubação dos ninhos variaram entre 26,3 °C e 28,9 °C, desta forma a razão sexual estimada foi de 100% machos. A temperatura dos ninhos é influenciada pela data de desova, precipitação e maré, ao passo que o sucesso de eclosão é afetado pelas propriedades dos sedimentos e tamanho da ninhada indicando a importância dos fatores ambientais na reprodução de D. coriacea. No segundo capítulo, foi apresentado o estudo sobre a concentração de elementos traço em ovos e filhotes natimortos. As amostras foram digeridas em meio ácido e lidas em um ICP-OES usando uma solução padrão multielementar para Ba, Cd, Cr, Cu, Fe, Mn, Pb, Sr e Zn como referencia. Dos elementos analisados, apenas Ba, Cu, Fe, Mn, Sr e Zn apresentaram concentrações acima dos limites de detecção. Filhote e gema apresentaram concentrações equivalentes e diferentes da casca. Não foram detectados níveis de elementos traço suficientes para afetar o desenvolvimento embrionário e o sucesso de eclosão de D. coriacea. As concentrações encontradas neste trabalho foram baixas, corroborando com outros estudos com outras populações de tartarugas, sugerindo que a despeito da poluição marinha com elementos traço, a espécie, aparentemente, ainda sofre pequenos efeitos.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/424
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE JORDANA BORINI FREIRE.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE JORDANA BORINI FREIRE1.84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.