Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/427
Title: Impactos de rodovias sobre a comunidade de aves em uma área de Mata Atlântica no Brasil
Authors: Silva, José Nilton da
metadata.dc.contributor: Soares, Charles Gladstone Duca
Santos, Aureo Banhos dos
Keywords: Avifauna - Distúrbio de comunicação - Diversidade de aves - Efeito de borda - Mata Atlântica de tabuleiro - Poluição sonora
Issue Date: 12-Jun-2015
Abstract: As rodovias causam grandes impactos sobre a diversidade. Dentre estes impactos estão à fragmentação de habitats, isolamento de populações, perda de diversidade, perturbações sonoras, atropelamento de animais, quebra na conectividade de ambientes e efeito barreira, entre outros. Muitos desses impactos ocorrem em todos os locais onde existem rodovias, porém, estes impactos tornam-se mais preocupantes quando estas rodovias cortam fragmentos florestais com importância para conservação da biodiversidade. Este estudo foi desenvolvido na Reserva Biológica de Sooretama (ReBio Sooretama), localizada no norte do estado do Espírito Santo, possuindo aproximadamente 24.250 hectares de Mata Atlântica, sendo cortada em 5,3 km pela rodovia federal BR-101. Até os tempos atuais, não foram avaliados os impactos perpendicularmente as margens desta rodovia sobre a biota na ReBio Sooretama. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da rodovia sobre a diversidade de aves na Unidade de Conservação (UC). O desenho amostral foi definido para avaliar o efeito de borda com rodovia e sem rodovia e também amostramos uma área controle no interior (pontos centrais) da Unidade de Conservação totalizando 88 pontos de amostragem, adotando o método de pontos de escuta para estimativas da riqueza e abundância de aves. Foram realizadas seis amostragens entre os meses de março e novembro de 2014. Em cada amostragem realizou-se gravações de 10 min em cada ponto do desenho amostral. Foram registradas 149 espécies de aves nos oitenta e oito pontos amostrados no trabalho, sendo estas distribuídas em 18 ordens e quarenta e quatro famílias. No ambiente de influência da rodovia foram registradas 114 espécies, no ambiente sem rodovia 134 espécies e nos pontos centrais no interior da floresta 86 espécies. No entanto, só houve diferença significativa na riqueza e diversidade de espécies de aves entre os pontos centrais e os pontos da borda no ambiente associado à rodovia; entre os demais pontos não houve diferença. A análise de similaridade divide setores amostrados em três grandes grupos, evidenciando um efeito de borda sobre a comunidade de aves da área amostrada e uma diferença na composição de espécies entre a borda com rodovia e sem rodovia. O experimento com a intensidade dos ruídos e a comunicação das aves foi realizado nos 10 m, 200 m, 400 m, 600 m e 800 m de quatro transcectos da rodovia. Em cada um destes pontos foram realizados playback das seguintes espécies: Myrmotherula axillaris, Thamnophilus ambiguus, Drymophila squamata, Setophaga pitiayumi e Dendrocincla turdina. Para esta seleção foi consultado um referencial teórico compilado com o conhecimento prévio das espécies já existentes no local de estudo. O experimento foi realizado na época reprodutiva das aves. As amostragens foram efetuadas no mês de novembro de 2014, as mesmas tiveram início às 5h30min. Nas amostragens foram reproduzidas as vocalizações das espécies selecionadas, cada vocalização foi reproduzida duas vezes em cada ponto. O tempo de espera após cada vocalização foi de dois minutos, tendo início da cronometragem logo após o final das reproduções das vocalizações. No experimento foram utilizados decibilímetros, cronômetros, além das vocalizações das espécies selecionadas. Constatou-se que à medida que se afasta perpendicularmente da rodovia, a comunicação sonora das aves torna-se mais fácil entre os indivíduos. As espécies Myrmotherula axillaris, Thamnophilus ambiguus, Drymophila squamata, Setophaga pitiayumi e Dendrocincla turdina demonstraram tempo superior a sessenta segundos (com ausência de resposta para algumas espécies) para responder aos playbacks próximos à rodovia, e à medida que se afastava da rodovia o tempo de resposta foi menor chegando à resposta imediata. Observou-se que os ruídos dos pontos mais distantes da rodovia no ambiente viário possuem intensidade de ruídos similares aos pontos mais próximos da borda da área controle. Até os primeiros 200 m perpendicularmente a rodovia a comunicação das aves é bastante afetada pelos ruídos provenientes da rodovia.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/427
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE JOSÉ NILTON DA SILVA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE JOSÉ NILTON DA SILVA1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.