Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/469
Título: Demografia e territorialidade de Formicivora rufa (Wied, 1831) (Aves, Thamnophilidae) em uma área de restinga no sudeste do Brasil
Autor(es): Dutra, William Barbosa
Orientador(es): Soares, Charles Gladstone Duca
Palavras-chave: Biologia reprodutiva - Fecundidade - Sucesso reprodutivo - Taxa de sobrevivência - Uso do habitat
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: Ao tentarmos desbravar o conhecimento sobre a natureza ou de um organismo, a história natural é a nossa principal fonte de informação. O papaformiga- vermelho (Formicivora rufa), cuja biologia é pouco conhecida, ocorre em regiões que vão do Amazonas, passando pelo Brasil Central, até o Paraná, Paraguai e Bolívia. A presente dissertação contém dois capítulos. O primeiro capítulo teve como objetivo descrever aspectos da biologia reprodutiva, estimar as taxas de sobrevivência diária dos ninhos e testar hipóteses ambientais relacionadas à sobrevivência dos ninhos de F. rufa. No segundo capítulo analisamos o tamanho do território e sua variação ao longo do ano estimando parâmetros demográficos como taxa de sobrevivência e fecundidade. A procura e monitoramento de ninhos foram realizadas na vegetação de restinga do Parque Estadual Paulo César Vinha durante os anos de 2012 a 2014. O ciclo reprodutivo de F. rufa ocorreu de setembro a maio e sua biologia reprodutiva foi semelhante à dos demais representantes tropicais da família Thamnophilidae. O sucesso reprodutivo estimado pelo programa MARK foi de 34,6%, com taxas diárias de sobrevivência de 96,0%. Durante os anos de 2013 a 2014 foram mapeados os territórios através do método de polígonos convexo. Os indivíduos marcados foram monitorados através de censos mensais para obtenção da estimativa anual de sobrevivência e a fecundidade foi calculada a partir dos resultados do primeiro capítulo. A defesa do território é realizada ao longo de todo o ano e não houve diferença significativa do tamanho médio dos territórios (2,58 ha) entre a estação reprodutiva e não reprodutiva da espécie. A taxa de sobrevivência anual foi de 47,0%. A fecundidade foi calculada de duas formas distintas, resultando em m = 0,71 (filhotes / fêmea) e 0,36 (filhotes fêmea / fêmea). A taxa de crescimento populacional estimada para de F. rufa na área de estudo (r = -0,206) evidencia uma tendência de declínio da população e o tamanho populacional estimado (n = 406) está próximo da capacidade suporte (n = 418) estimada para o Parque Estadual Paulo César Vinha.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/469
Aparece nas coleções:Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE WILLIAM BARBOSA DUTRA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE WILLIAM BARBOSA DUTRA3.82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.