Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/483
Título : A relação entre forma urbana e caminhabilidade: uma investigação no Bairro Enseada do Suá, Vitória - ES
Autor : Pereira, Ana Carolina Gomes Sampaio
metadata.dc.contributor: Santos, Cynthia Marconsini Loureiro
Palabras clave : Forma urbana - Caminhabilidade - Análise sintática - Enseada do suá
Fecha de publicación : 27-sep-2019
Resumen : Esta dissertação aborda a forma urbana como um sistema socioespacial. As cidades são sistemas complexos, uma associação de elementos articulados entre si, como atores, atividades, espaços, edifícios e fluxos. A inter-relação dos elementos espaciais da forma interfere na qualidade do espaço urbano e no comportamento das pessoas. A forma urbana, o “espaço construído”, possui efeitos sobre as pessoas e, independente da escala a ser considerada, é possível verificar o estabelecimento de uma situação relacional entre os padrões físico-espaciais, os aspectos qualitativos e quantitativos, e a movimentação e a apropriação do espaço urbano pelas pessoas. No bairro Enseada do Suá, Vitória (ES), observa-se que o fluxo e a presença de pessoas são intensos, durante o dia, nos dias úteis. Entretanto, esse fluxo é menor durante a noite e nos fins de semana, apesar dos grandes empreendimentos residenciais multifamiliares, da presença de comércio, serviços, instituições e grandes espaços de lazer. Esta pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos da forma urbana na caminhabilidade do bairro Enseada do Suá. O método foi estruturado em quatro etapas: a caracterização e análise morfológica, a caracterização e análise sintática do município e do bairro, a análise de caminhabilidade a partir da ferramenta iCam, e, a partir dos resultados obtidos, foi realizada a sobreposição entre os valores empíricos, encontrados na aplicação do iCam, e ao valores sintáticos, gerados pelo software DethmapX. Com suporte dos resultados encontrados, foram elaboradas diretrizes para estimular a caminhabilidade no bairro. Espera-se que este trabalho contribua para reflexões sobre o tema e no entendimento quanto à relação espaço e sociedade, e colabore com futuros estudos morfológicos que busquem entender a relação entre forma urbana e movimento de pedestres.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/483
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE ANA CAROLINA GOMES SAMPAIO PEREIRA 2019.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE ANA CAROLINA GOMES SAMPAIO PEREIRA16.57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.