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dc.contributorGonçalves, Simone Neiva Loures-
dc.contributor.authorSantos, Nayhara Martins dos-
dc.date.accessioned2020-11-03T17:37:41Z-
dc.date.available2020-11-03T17:37:41Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/489-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é compreender o método da historiadora Sandra Alvim, desenvolvido para o estudo e análise da arquitetura religiosa colonial do Rio de Janeiro, assim como aplicar o referido método em outro contexto geográfico, mais especificamente no exemplar arquitetônico da Igreja Nossa Senhora do Rosário, primeiro exemplar religioso erguido, por volta de 1551, a partir de um recorte historicista e regional da arquitetura jesuítica circunscrita ao território do atual município de Vila Velha. A metodologia adotada consiste na utilização do instrumento de análise gráfica. Para tanto, estudou-se a contribuição dos principais teóricos deste tema no âmbito da arquitetura, a exemplo dos estudos de Rudolf Wittkower, Roger Clark e Michael Pause. Também foi realizado levantamento de dados nos arquivos do IPHAN, bem como levantamento de campo, registro fotográfico e pesquisa bibliográfica sobre a Igreja do Rosário, em Vila Velha. Foram produzidos desenhos gráficos das plantas, fachadas e isometrias da referida arquitetura. Com base no método Alvim, foram analisados, a partir dos desenhos das plantas da igreja do Rosário, os elementos relacionados aos denominados espaços principais e secundários, assim como a construção, a função e a forma do edifício. A partir dos desenhos da fachada da igreja, foram analisados: os elementos de composição, a cantaria, os cheios e vazios e as proporções. Por fim, a partir de esquemas volumétricos, foram analisados os elementos de conformação do espaço: as superfícies e vãos, as superfícies e o ritmo, as superfícies e a iluminação. Como conclusão, o trabalho pretende demonstrar a aplicabilidade do método de Sandra Alvim à igreja do Rosário, a fim de produzir material gráfico ainda não desenvolvidos sobre a mesma. Tais informações pretendem contribuir mais um modo de se observar essa arquitetura, enriquecendo o que conhecemos sobre ela, complementando suas informações históricas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise gráficapt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectIgreja do Rosáriopt_BR
dc.subjectSandra Alvimpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMOpt_BR
dc.titleMétodo de análise gráfica Sandra Alvim: verificação da eficácia do método para a leitura da igreja do Rosário, Vila Velhapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThe objective of this work is to understand the method of the historian Sandra Alvim, developed for the study and analysis of colonial religious architecture in Rio de Janeiro, as well as to apply the referred method in another geographical context, more specifically in the architectural example of the Nossa Senhora do Rosário Church , first religious example erected, around 1551, from a historicist and regional outline of Jesuit architecture circumscribed to the territory of the current municipality of Vila Velha. The adopted methodology consists of the use of the graphical analysis instrument. Therefore, the contribution of the main theorists of this theme in the scope of architecture was studied, as in the studies of Rudolf Wittkower, Roger Clark and Michael Pause. Data were also collected from the IPHAN archives, as well as field surveys, photographic records and bibliographical research on the Church of the Rosary, in Vila Velha. Graphic drawings of the plans, facades and isometries of the referred architecture were produced. Based on the Alvim method, the elements related to the so-called main and secondary spaces, as well as the construction, function and shape of the building, were analyzed from the drawings of the plans of the Rosário church. From the drawings of the church's facade, the following elements were analyzed: the elements of composition, the stonework, the full and empty and the proportions. Finally, using volumetric diagrams, the elements of conformation of space were analyzed: surfaces and openings, surfaces and rhythm, surfaces and lighting. As a conclusion, the work intends to demonstrate the applicability of Sandra Alvim's method to the Rosário church, in order to produce graphic material not yet developed on it. Such information intends to contribute one more way of observing this architecture, enriching what we know about it, complementing its historical information.pt_BR
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