Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/497
Título: Avaliação de endoparasitas e agentes virais em Callithrix Geoffroyi de áreas antropisadas da Grande Vitória
Autor(es): Rangel, Maria Cristina Valdetaro
Orientador(es): Braga, Fabio Ribeiro
Palavras-chave: Infecção - Virologia - Zoonoses - Primatas
Data do documento: 6-Mar-2017
Resumo: O conhecimento das doenças infecciosas em animais selvagens desempenha um papel fundamental tanto na conservação das espécies como na saúde pública, uma vez que a maioria das doenças infecciosas está associada à zoonoses. O papel de muitas zoonoses na cadeia de infecção ainda é pouco compreendido. Infecções por adenovírus e raiva já foram descritas em diversas espécies de mamíferos. Primatas-não-humanos são reservatórios de vários agentes infecciosos, e tem grande importância para a saúde pública devido à sua proximidade com os seres humanos em áreas rurais e urbanas. Foram examinadas amostras fecais de 50 espécimes de saguis para adenovírus e vírus rábico, provenientes de atropelamento na rodovia ES-060 Duas amostras (4%) foram positivas para Adenovírus e todas as amostras deram resultados negativos para o vírus rábico. O estudo sugere que a ocorrência do vírus deve ser investigada em outras localidades, principalmente em regiões mais próximas aos locais que já foram notificados casos de raiva, e que o uso de animais atropelados é viável para a melhor compreensão da saúde da vida silvestre.A investigação de doenças infecciosas em animais silvestres tem importante papel em determinar o conjunto de espécies suscetíveis ao mesmo agente infeccioso e estabelecer a possível transmissão de doenças entre espécies selvagens e seu potencial zoonótico. A detecção de duas famílias de adenovírus na mesma espécie hospedeira impacta fortemente o conceito de transmissão e disseminação. O uso de animais mortos em estudos científicos facilita o acesso a material biológico, tornando a perda antropogênica de espécimes em ganho científico, contribuindo para a investigação e monitoramento de infecções virais em espécies selvagens.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/497
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE MARIA CRISTINA VALDETARO RANGEL.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE MARIA CRISTINA VELDETARO RANGEL794.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.