Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/534
Title: Ocorrência de vírus entéricos em Podocnemis expansa (Schweigger, 1812) e sua importância na saúde ambiental nos rios Araguaia e Crixás-açu (centro oeste, Brasil)
Authors: Lourenço, Amanda Toledo
metadata.dc.contributor: Rossi Junior, João Luiz
Vicentini, Fernando
Keywords: Saúde única - Vírus - Zoonose - Tartaruga-da-amazônia
Issue Date: 8-May-2019
Abstract: Conhecer as doenças infecciosas que acometem espécies selvagens é importante não só para sua saúde e conservação, mas também para a saúde pública e animal. Podocnemis expansa representa um importante papel para a ecologia dos ecossistemas onde ocorre. O declínio de muitas populações é motivo de alarme para aqueles que se preocupam com a saúde dos rios, sendo um hospedeiro em potencial e infecções por vírus nesta espécie foram pouco relatadas. Neste contexto, o principal objetivo deste estudo foi investigar a presença de Rotavirus, Picobirnavirus, Adenovirus e Herpesvírus em filhotes de Podocnemis expansa em amostras de intestino coletados no rio Araguaia e Crixás-açu. Foi utilizada a técnica de Eletroforese em gel de poliacrilamida para a detecção dos Rotavirus e Picobirnavirus. Para detecção dos Adenovírus e Herpesvírus as amostras foram submetidas à Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) e as positivas foram encaminhadas para o sequenciamento. Na temporada 2016/2017 no rio Araguaia foram coletados 23 filhotes recém-eclodidos e na temporada de 2017/2018 no rio Crixás-açu 20 filhotes recém-eclodidos. No total de 43 amostras avaliadas nenhuma apresentou perfil eletroforético para os vírus de RNA testados. Nos testes de PCR, em uma das amostras apresentou bandas específicas para adenovírus símios. Sendo provavelmente uma contaminação ambiental, o vírus possivelmente foi transmitido da mãe para o filhote, assim há possibilidade destes animais selvagens estarem vulneráveis a estes vírus. Considerando que não há descrição prévia destes vírus em P. expansa, há possibilidade de se estar diante da primeira descrição, evidenciando a similaridade com vírus de outros hospedeiros.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/534
Appears in Collections:Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE AMANDA TOLEDO LOURENÇO 2019.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE AMANDA TOLEDO LOURENÇO1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.