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dc.contributorSoares, Charles Gladstone Duca-
dc.contributor.authorSilva, Gleidson Ramos da-
dc.date.accessioned2020-11-05T14:56:36Z-
dc.date.available2020-11-05T14:56:36Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/538-
dc.description.abstractA predação de ninhos é a principal causa na redução do tamanho populacional de aves e seus efeitos podem variar no espaço, tempo e devido a fatores intrínsecos. Investigamos a sobrevivência de ninhos artificiais em duas fitofisionomias da restinga (Formação Arbustiva Aberta não Inundável e Mata Periodicamente Inundável). Nosso objetivo foi contribuir com informações que pudessem reduzir as limitações e melhorar a aplicabilidade do uso de ninhos artificiais em experimentos e gerar informações para o melhor entendimento dos fatores que afetam a sobrevivência de ninhos em áreas influenciadas por rodovia. As coletas foram realizadas no Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), localizado em Guarapari, ES. No primeiro capítulo investigamos fatores intrínsecos, sendo eles a variação na sobrevivência de dois tipos de ninhos artificiais (aberto e fechado) e dois tipos de ovos (Synoicus chinensis - codorna chinesa e Coturnix japonica - codorna japonesa) que variam em tamanho e coloração. A taxa de sobrevivência foi maior em ninhos fechados do que em abertos e indiferente em relação ao tipo de ovo. No segundo capítulo, foi analisada a variação na sobrevivência de ninhos artificiais em áreas de bordas associadas à rodovia e interior das duas fitofisionomias. Analisamos também o efeito de fatores espaciais, temporais e do fluxo de diário de veículos sobre a sobrevivência dos ninhos nas duas fitofisionomias. A taxa de sobrevivência foi menor na mata fechada do que na vegetação aberta. A taxa de sobrevivência foi menor no meio da estação reprodutiva na mata aberta, e diminuiu com o avanço da estação na mata fechada. Excluindo a margem da rodovia (3m), a taxa de sobrevivência foi positivamente relacionada à distância da rodovia indo de 3 a 150 m na mata fechada, mas não foi relacionada à distância na mata aberta. O fluxo de veículos apresentou efeito positivo na mata aberta e neutro na fechada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEfeito de bordapt_BR
dc.subjectImpactos de rodoviapt_BR
dc.subjectReproduçãopt_BR
dc.subjectRestingapt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMASpt_BR
dc.titleSobrevivência de ninhos artificiais: testando efeitos de rodovia, tipo de ninhos e ovospt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoNest survival is considered one of the main causes of reduction in bird population size and its effects may vary in space, time and due to species-specific traits. We investigated the survival rates of artificial nests in two types of vegetation in a coastal sandy plain (Unflooded Shrub - US and Seasonally Flooded Forest - SFF).We aimed to contribute with information that could reduce the limitations and improve the applicability of the using of artificial nests in scientific experiments, besides generating information for the better understanding of the factors that influence nest survival in areas near highways. Data were collected at the Paulo César Vinha State Park (PEPCV), located in the municipality of Guarapari, ES. In the first chapter, we investigated the variation in artificial nest survival related to nest type(open and closed) and between two types of eggs (Synoicus chinensis– Asian Blue Quail and - Cotornix japonica- Japanese Quail) that vary in size and color. Nest survival rates were in accord with other studies in the neotropics, with survival being higher in closed nests than in open nests and invariable regarding egg type. In the second chapter, we analyzed artificial nest survival along a gradient of distances from the highway to the interior of the two vegetation types in the coastal sandy plain. We also analyzed the effects of spatiotemporal factors and traffic flow on nest survival. Nest survival was lower in the SFF compared with the Unflooded Shrub. The survival rate was lower in the middle of the reproductive season in the US, and decreased with time in the SFF. Excluding the highway margin (3m), the survival rate was positively related to the distance of the highway in the SFF, but was not related to the distance of the highway in the US. Traffic flow had a positive effect on nest survival in the US and had no effect in the SFF.pt_BR
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