Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/550
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorPylro, Simone Chabudee-
dc.contributorPrates, Maria Riziane Costa-
dc.contributor.authorPenha, Alexandro dos Anjos da-
dc.date.accessioned2020-11-10T19:18:57Z-
dc.date.available2020-11-10T19:18:57Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/550-
dc.description.abstractA violência está presente no ambiente escolar e, por vezes, confunde-se com a indisciplina frente às regras institucionais. Também pode estar associada a fatores externos tais como: proximidade com o tráfico, problemas familiares, violência estrutural, cultural, criminal, institucional, interpessoal, de gênero, física, psicológica. Este trabalho analisou os registros de violência escolar dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede pública do município de Mucuri – BA, de modo a compreender se a escola possui alguma proposta de enfrentamento frente à violência escolar. Foi realizada uma pesquisa documental, por meio de um levantamento do total de alunos no Ensino Fundamental I do 1º ao 5º ano dos turnos matutino e vespertino dos anos de 2014 a 2018, que se envolveram em situações de violência escolar, registrados nos livros de ocorrências, nos relatórios arquivados na orientação escolar, bem como seus encaminhamentos. Realizou-se uma tabulação, a partir de uma classificação das ocorrências registradas, inspirada em Minayo (2013). As ocorrências foram analisadas de modo quantitativo (frequência simples) e qualitativo, a partir de uma categorização, com base na autora supracitada. Constatou-se que a escola possui uma forma genérica e não específica de enfrentamento à violência escolar, pautada na ocorrência, advertência e suspensão, excluindo o aluno do ambiente escolar. Os registros de violência mais recorrentes foram os de violências interpessoal e física. Tais práticas pareceram contribuir para com a repetência e evasão, sendo os 3º e 4º anos os mais afetados pela violência nessa instituição de ensino. Dentre os alunos mencionados nos referidos registros, um número pequeno de 14 alunos se envolveu com o crime, em especial, o furto e o tráfico de drogas. Acreditamos no êxito do combate à violência no ambiente escolar se forem desenvolvidas estratégias que permitam identificar e melhor encaminhar as ocorrências, distribuindo-se as responsabilidades, mantendo-se o aluno no ambiente educacional, e treinando-se o profissional de educação para lidar com tal fenômeno.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectLivro de ocorrênciapt_BR
dc.subjectEnfrentamentopt_BR
dc.titleAnálise dos registros de violência escolar do ensino fundamental de uma escola da rede públicapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoViolence is present in the school environment and is sometimes confused with indiscipline in the face of institutional rules. It may also be associated with external factors such as: proximity to trafficking, family problems, structural, cultural, criminal, institutional, interpersonal, gender, physical, psychological violence. This study analyzed the school violence records of students from 1st to 5th grade of Elementary School I of a public school in the city of Mucuri - BA, in order to understand if the school has any proposal of coping with school violence. A documentary research was carried out by surveying the total of students in elementary school I from the 1st to the 5th grade of the morning and afternoon shifts from 2014 to 2018, who were involved in situations of school violence, recorded in the occurrence books. , in the reports filed in the school guidance, as well as their referrals. A tabulation was performed based on a classification of recorded occurrences, inspired by Minayo (2013). The occurrences were analyzed quantitatively (simple frequency) and qualitatively, based on a categorization, based on the author mentioned above. It was found that the school has a generic and non-specific form of coping with school violence, based on the occurrence, warning and suspension, excluding the student from the school environment. The most recurring records of violence were interpersonal and physical violence. Such practices seemed to contribute to repetition and dropout, with the 3rd and 4th years being the most affected by violence in this educational institution. Among the students mentioned in these records, a small number of 14 students were involved in crime, especially theft and drug trafficking. We believe in successfully combating violence in the school environment if strategies are developed to identify and better address occurrences, distributing responsibilities, keeping students in the educational environment, and training the education professional to deal with such phenomena.pt_BR
Appears in Collections:Segurança Pública (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE ALEXANDRO DOS ANJOS DA PENHA 2019.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE ALEXANDRO DOS ANJOS DA PENHA727.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.