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dc.contributorPylro, Simone Chabudee-
dc.contributorHerkenhoff, Henrique Geaquinto-
dc.contributor.authorMoreira, Camila Coelho-
dc.date.accessioned2020-11-11T13:44:18Z-
dc.date.available2020-11-11T13:44:18Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/555-
dc.description.abstractObjetivou-se, no presente trabalho, realizar uma análise dos casos de violência escolar registrados nos relatórios dos Conselhos Tutelares de uma das regiões do município de Cariacica, do ano de 2017, bem como investigar junto aos referidos conselheiros tutelares, à diretora e aos coordenadores escolares de uma escola, o que pensam sobre violência, procurando identificar de que modo essas concepções influenciam na adoção de medidas de enfrentamento às violências relatadas. A pesquisa foi realizada em duas etapas, a primeira por meio de análise documental e a segunda por meio de entrevistas. Como resultados, foi possível verificar que em relação os conselheiros tutelares, quando perguntados sobre o que seria violência não souberam conceituá-la e quando a fizeram, restringiram-na a agressões físicas, verbais, sexuais e psicológicas. Essa concepção influencia na adoção de medidas de enfrentamento, tendo em vista que as demais formas de violência, por não serem encaradas como tal, seguem sem aplicação de medidas de proteção. Já em relação aos gestores escolares, foi possível verificar um maior conhecimento quanto ao conceito de violência, suas formas e desdobramentos, o que reflete positivamente nas medidas adotadas pela própria escola para solucionar os conflitos internamente, sem chegar ao conhecimento do conselho. Acredita-se que tal disparidade possa estar relacionada com a formação acadêmica dos profissionais bem como com a estrutura de trabalho oferecida a cada um deles, tendo em vista que a situação do conselho tutelar se mostrou bem precária. Como proposta, sugerimos um maior investimento no órgão tutelar, tanto estrutural quanto na capacitação dos profissionais, através de formações multidisciplinares voltadas para essa área de atuação específica.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectSegurança públicapt_BR
dc.subjectConselho tutelarpt_BR
dc.titleViolências em contexto escolar: uma análise das concepções de dirigentes escolares e conselheiros tutelarespt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThe objective of this study was to analyze the cases of school violence recorded in the reports of the Tutelary Councils of one of the regions of the municipality of Cariacica, in 2017, as well as to investigate with the aforementioned tutorial counselors, the director and the coordinators school children, what they think about violence, trying to identify how these conceptions influence the adoption of measures to combat the reported violence. The research was carried out in two stages, the first through documentary analysis and the second through interviews. As a result, it was possible to verify that in relation to guardianship counselors, when asked about what would be violence they did not know how to conceptualize it and when they did, they restricted it to physical, verbal, sexual and psychological aggressions and this conception influences the adoption of measures as other forms of violence, as they are not seen as such, remain without the application of protective measures. In relation to school leaders, it was possible to verify a greater knowledge about the concept of violence, its forms and developments, which reflects positively in the measures adopted by the school itself to solve conflicts internally, without reaching the council's knowledge. It is believed that this disparity may be related to the academic training of the professionals as well as to the work structure offered to each of them, considering that the situation of the tutelary board has proved very precarious. As a proposal, we suggest a greater investment in the tutelary body, both structural and in the training of professionals, through multidisciplinary training aimed at this specific area of activity.pt_BR
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado

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