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Título: Violências em contexto escolar: uma análise das concepções de dirigentes escolares e conselheiros tutelares
Autor(es): Moreira, Camila Coelho
Orientador(es): Pylro, Simone Chabudee
Herkenhoff, Henrique Geaquinto
Palavras-chave: Violência escolar - Segurança pública - Conselho tutelar
Data do documento: 28-Fev-2019
Resumo: Objetivou-se, no presente trabalho, realizar uma análise dos casos de violência escolar registrados nos relatórios dos Conselhos Tutelares de uma das regiões do município de Cariacica, do ano de 2017, bem como investigar junto aos referidos conselheiros tutelares, à diretora e aos coordenadores escolares de uma escola, o que pensam sobre violência, procurando identificar de que modo essas concepções influenciam na adoção de medidas de enfrentamento às violências relatadas. A pesquisa foi realizada em duas etapas, a primeira por meio de análise documental e a segunda por meio de entrevistas. Como resultados, foi possível verificar que em relação os conselheiros tutelares, quando perguntados sobre o que seria violência não souberam conceituá-la e quando a fizeram, restringiram-na a agressões físicas, verbais, sexuais e psicológicas. Essa concepção influencia na adoção de medidas de enfrentamento, tendo em vista que as demais formas de violência, por não serem encaradas como tal, seguem sem aplicação de medidas de proteção. Já em relação aos gestores escolares, foi possível verificar um maior conhecimento quanto ao conceito de violência, suas formas e desdobramentos, o que reflete positivamente nas medidas adotadas pela própria escola para solucionar os conflitos internamente, sem chegar ao conhecimento do conselho. Acredita-se que tal disparidade possa estar relacionada com a formação acadêmica dos profissionais bem como com a estrutura de trabalho oferecida a cada um deles, tendo em vista que a situação do conselho tutelar se mostrou bem precária. Como proposta, sugerimos um maior investimento no órgão tutelar, tanto estrutural quanto na capacitação dos profissionais, através de formações multidisciplinares voltadas para essa área de atuação específica.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/555
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