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dc.contributorPrates, Maria Riziane Costa-
dc.contributor.authorJunca, Cleidimar Roberto da Silva-
dc.date.accessioned2020-11-11T14:03:22Z-
dc.date.available2020-11-11T14:03:22Z-
dc.date.issued2019-10-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/558-
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa que problematiza os usos cotidianos do projeto de mediação de conflitos, realizado em uma Escola de Ensino Fundamental de Vila Velha de 2017 a 2019, com o intuito de analisar as diferentes práticas de mediação escolar experimentadas. Objetiva compreender se as maneiras de encaminhar esses processos têm contribuído para potencializar relações mais amorosas entre os praticantes que habitam a escola, reduzindo os indicativos de violências, com a produção de uma Cultura de Paz. Defendemos a ideia de que estamos tratando de relações, modos de viver e compreender o outro, que estamos diante de uma questão multifacetada, que os modos como acolhemos, ou não, aquele que é considerado diferente, produz diferentes maneiras de se colocar no mundo. Como caminho teórico metodológico, apostamos em práticas políticas de amorosidade com Maturana e com Certeau, Alves, Ferraço, Carvalho dentre outros, nas pesquisas com os cotidianos em suas interlocuções com redes de conversações. Entre os autores que tratam sobre a mediação destacamos Vasconcelos, Almeida, Sales e Chrispino. Os dados foram produzidos com os sujeitos da pesquisa, estudantes do núcleo de mediação escolar e professores, por meio de participação e intervenção nas práticas de mediação realizadas na escola. Como resultado, advoga pela importância da mediação no contexto escolar, como ferramenta de produção de uma educação menos violenta, a partir do entendimento do outro como legítimo na relação de vida e aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSegurança Públicapt_BR
dc.subjectMediação escolarpt_BR
dc.subjectCotidianospt_BR
dc.subjectViolênciaspt_BR
dc.subjectCultura de Pazpt_BR
dc.titleMediação escolar nos cotidianos de uma escola de ensino fundamental: modos de viver uma cultura de pazpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThis is a research that problematize quotidians uses of the conflict mediation project, that carried out at a Vila Velha Elementary School from 2017 to 2019, in order to analyze the different practices of school mediation experienced. It aims to understand if the ways of how to orientate these processes have contributed to potentialize more loving relationships between the practitioners that inhabit the school, reducing the indications of violence, with the production of a Culture of Peace. We defend the idea that we are dealing with relationships, ways of living and understanding the other, that we are facing a multifaceted question, that the ways we welcome, or not, the one who is considered different, produces different ways of placing ourselves in the world. As a methodological theoretical way, we bet on political practices of lovingness with Maturana and Certeau, Alves, Ferraço, Carvalho, among others, in research with everyday life in their conversations with conversation networks. The data were produced by the research subjects, students of the school mediation nucleus and teachers, through participation and intervention in the mediation practices performed in the school. As a result, it advocates the importance of mediation in the school context as a tool for producing a less violent education, based on the understanding of the other as legitimate in the life relationship.pt_BR
Appears in Collections:Segurança Pública (Dissertações)

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