Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/558
Título : Mediação escolar nos cotidianos de uma escola de ensino fundamental: modos de viver uma cultura de paz
Autor : Junca, Cleidimar Roberto da Silva
metadata.dc.contributor: Prates, Maria Riziane Costa
Palabras clave : Segurança Pública - Mediação escolar - Cotidianos - Violências - Cultura de Paz
Fecha de publicación : 3-oct-2019
Resumen : Trata-se de uma pesquisa que problematiza os usos cotidianos do projeto de mediação de conflitos, realizado em uma Escola de Ensino Fundamental de Vila Velha de 2017 a 2019, com o intuito de analisar as diferentes práticas de mediação escolar experimentadas. Objetiva compreender se as maneiras de encaminhar esses processos têm contribuído para potencializar relações mais amorosas entre os praticantes que habitam a escola, reduzindo os indicativos de violências, com a produção de uma Cultura de Paz. Defendemos a ideia de que estamos tratando de relações, modos de viver e compreender o outro, que estamos diante de uma questão multifacetada, que os modos como acolhemos, ou não, aquele que é considerado diferente, produz diferentes maneiras de se colocar no mundo. Como caminho teórico metodológico, apostamos em práticas políticas de amorosidade com Maturana e com Certeau, Alves, Ferraço, Carvalho dentre outros, nas pesquisas com os cotidianos em suas interlocuções com redes de conversações. Entre os autores que tratam sobre a mediação destacamos Vasconcelos, Almeida, Sales e Chrispino. Os dados foram produzidos com os sujeitos da pesquisa, estudantes do núcleo de mediação escolar e professores, por meio de participação e intervenção nas práticas de mediação realizadas na escola. Como resultado, advoga pela importância da mediação no contexto escolar, como ferramenta de produção de uma educação menos violenta, a partir do entendimento do outro como legítimo na relação de vida e aprendizagem.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/558
Aparece en las colecciones: Segurança Pública (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE CLEIDIMAR ROBERTO DA SILVA JUNCA 2019.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE CLEIDIMAR ROBERTO DA SILVA JUNCA5.82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.